Serviço do telefone do Disque Denúncia do RJ para crimes ambientais indica que houve aumento de 33% desse tipo de crime.
As denúncias de maus-tratos contra animais já correspondem a 60 % dos relatos recebidos pela Linha Verde, o telefone do Disque-denúncia do RJ para crimes ambientais.
Em 2022, houve um aumento de 33% no crime de maus-tratos contra animais em relação a 2021. No total, em 2022, foram recebidas mais de 19 mil denúncias – 11 mil sobre maus-tratos.
“Esse número expressivo do crime de maus-tratos contra animais mostra que há uma necessidade da política pública de fazer uma melhoria”, avalia Renato Almeida, do Disque Denúncia.
Coordenadora da ONG indefesos, Rosana Guerra conta que recebe pelas redes sociais pedidos de resgate para animais atropelados, envenenados, tendo convulsões, entre outras situações.
Segundo o Linha Verde, entre os animais, as maiores vítimas são cães, gatos e cavalos. Em relação ao abandono de animais, foram registrados 1267 casos de abandono, com destaque para os cães, 80% dos casos. Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, foi o bairro com mais ocorrências.
Nesta terça-feira, o RJ2 mostrou que a sede da Suípa, na Zona Norte do Rio, virou palco rotineiro de cenas de abandono, filmadas por câmeras de segurança.
Fonte: g1