Franca possui mais de 1500 pontos de parada de ônibus, distribuídos nos bairros e na área central, nos locais mais distantes a falta de manutenção é visível e ainda não atende as determinações da Norma Brasileira de acessibilidade NBR 9050, a qual trata da acessibilidade e edificações de espaços e equipamentos urbanos.
Pontos de ônibus estão sem as rampas de acesso, adequação para livre circulação de cadeiras de rodas, não existem informações em Braille e a sinalização vertical e horizontal não tem e os bancos sem encosto, com crescimento de vegetação em seu entorno.
Os direitos de conservação e manutenção estão por conta da Prefeitura, da EMDEF Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca ou ainda pela concessionaria dos transportes Empresa São José, o que apuramos é que o abandono persiste.
Uma das fontes de recursos da EMDEF é exploração dos painéis de fundo dos abrigos para anúncios publicitários de empresas francanas e o que parece não ter um responsável para cuidar, fomentar e incentivar a venda destes espaços, os quais estão em sua maioria com pichações e quebrados.
A Prefeitura através do Prefeito precisa determinar à EMDEF, gestora do sistema de transporte coletivo, a realização de estudos e ações para oferecer aos usuários um transporte com mais qualidade, comodidade e conforto nos abrigos.