As startups francanas UpSkills – Escola de Habilidades e Fox Dental, plataformas digitais de treinamentos de soft skills (habilidades comportamentais) e de gestão para dentistas e clínicas odontológicas, respectivamente, foram selecionadas no processo seletivo do 7º Ciclo de Incubação para empresas e projetos de base tecnológica da IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca e Região) – criada pela Prefeitura de Franca, com apoio do Instituto Cidade do Calçado. A Incubadora oferece, durante um ano, mentoria para estruturar o modelo de negócios e orientação em gestão empresarial, com todo suporte e infraestrutura física.
“É muito importante fomentar a geração de novas empresas, especialmente essas startups que trazem o uso da tecnologia para soluções de problemas antigos. Para nós, da Prefeitura, manter a Incubadora de Empresas significa diversificar a oferta de emprego, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e também da área tecnológica. Assim, vamos construindo uma cidade cada vez mais justa, organizada e com mais trabalho para todos”, diz Alexandre Ferreira, prefeito de Franca.
A seletiva da IMPERA aconteceu de outubro a dezembro e teve seis etapas. Os projetos foram aprovados pela banca multissetorial formada pelo consultor do Sebrae Franca Maurício Buffa, pelo psicólogo e diretor da DMO Gestão de Pessoas Douglas Oliveira, pelo empresário da Loop.ar – startup incubada na IMPERA – Fábio Tadeu Garcia e pelo gestor da IMPERA Jean Dunkl. Durante o Pitch Day (apresentação), no dia 15 de dezembro, foram avaliados critérios como afinidade com o projeto, perfil empreendedor/inovador dos sócios, descrição clara e concisa do produto, definição dos usos e aplicações, grau de inovação e/ou ineditismo científico, potencial de demanda, entre outros.
A startup Fox Dental foi fundada por Daylton Dutra Batista, que é desenvolvedor de sistemas bancários, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e atua com TI há mais de 10 anos, e por Rafael César, desenvolvedor de sistemas da área da saúde pública e estudante de Desenvolvimento de Software Multiplataforma. A ideia é substituir as planilhas e fichas de papel nos consultórios e clínicas odontológicas, oferecendo aos profissionais maior controle no gerenciamento do negócio. A interface é organizada, limpa e produtiva e também auxilia no agendamento de consultas.
“Espero que, com o apoio da IMPERA, eu consiga desenvolver a empresa, gerar valor para a sociedade e criar novas tecnologias”, diz Daylton.
À frente da startup UpSkills – Escola de Habilidades está Marcelo Oliveira Barros, que é economista, pedagogo, psicólogo organizacional, professor de Administração e Marketing, instrutor de cursos e treinamentos corporativos, e José F. R. Ribeiro, contador, administrador e professor. O projeto tem como objetivo ajudar as empresas a encontrar pessoas qualificadas para as vagas disponíveis e também oferecer competência técnica para a formação dos colaboradores.
“Como empreendedor, estou muito otimista e muito grato pela oportunidade de encarar esse desafio, de trazer essa ideia de negócio para a realidade”, diz Marcelo.
Termo em alta no mercado de trabalho, as soft skills são um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano, consideradas como características necessárias para que um profissional alcance os seus objetivos profissionais. Em linhas gerais, soft skills podem ser definidas como as habilidades emocionais, sendo 15: pensamento analítico e inovação; aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado; resolução de problemas; pensamento crítico; criatividade; liderança; uso, monitoramento e controle de tecnologias; programação; resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade; raciocínio lógico; inteligência emocional; experiência do usuário; orientação ao servir; análise e avaliação de sistemas; e persuasão e negociação.
“A cada processo seletivo fica mais evidente a evolução das ideias apresentadas. Sem dúvida, existe muito trabalho a ser feito, sobretudo no que diz respeito ao volume de ideias, que ainda consideramos reduzido em relação à quantidade de habitantes em nossa região e ao potencial empreendedor de nossa cidade”, diz Jean Dunkl, gestor da IMPERA.
Pelo programa, a IMPERA disponibiliza espaço físico no formato de coworking; orientação na elaboração de planejamento estratégico e estruturação do modelo de negócios; estrutura de suporte administrativo compartilhado; orientação em gestão empresarial: gestão financeira e custos, marketing, planejamento, administração geral, produção, gestão de tecnologia etc.; orientação quanto ao registro de propriedade intelectual; suporte para a elaboração de projetos para captação de recursos junto às agências de fomento; consultoria e organização de ações para apresentação do projeto a investidores em geral.
Em contrapartida, os incubados têm algumas obrigações a cumprir, de acordo com a modalidade do programa, entre elas, estar presente no mínimo 10 horas semanais na IMPERA, participar de 80% dos eventos e oficinas de mentorias promovidas, além de divulgar e representar a Incubadora.