Com objetivo de reunir lideranças e autoridades em busca de soluções e detectar possíveis problemas antes que eles ocorram, um grupo de especialistas e líderes estão preparando para julho de 2023 o “Encontro de Lideranças – Franca 2030”.
De acordo com Tânia Mara Pinto de Sousa do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Economia Criativa (NEPEC): “A cidade para estar no futuro tem que pensar ações anteriores que a coloque no patamar sustentável e além. Para isto, cabe “pensar, sentir e fazer”, como sempre prega o Dr. Wagner D. Ribeiro, a cidade como um todo.”
O Encontro tem como objetivo encontrar respostas para diversas perguntas e tema como:
- O que de fato conhecemos de Franca para que possa embasar ações?
- Quais são os indicadores, sustentadores de tomada de decisão, conhecidos?
- Que elementos são fundamentais para o desenvolvimento?
- Como a cidade tem se comportado frente aos desafios das mudanças climáticas?
- Como se configura o crescimento da população?
- Como está sendo pensada a infraestrutura?
- Sobre a economia, quais são os segmentos representativos e os que estão despontando com potencial e qual a atuação destes para os desafios do futuro?
- A educação e saúde como fatores primários, base, como está sendo articulada, frente aos desafios de curto e longo prazo?
Esses e tantos outros questionamentos são embasadores da proposta do Encontro de Lideranças – Franca 2030, que está sendo articulado para acontecer em julho de 2023. O evento parte do princípio que: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030) são um passaporte para o futuro. Quando se fala de futuro, fica difícil sem pautar nestes objetivos e sem convocar lideranças para promover os resultados possíveis.
Conhecer as adversidades, as potencialidades, as favorabilidades e desfavorabilidades, analisar o que for apresentado como indicadores e propostas e, quais ações poderão conduzir a cidade para um desenvolvimento que se pretende a partir de, e junto com, as lideranças de cada setor fazer um planejamento estratégico.
O evento tem a proposta de eixos como: Diagnóstico, Infraestrutura, Economia Criativa, Empreendedorismo, Tecnologia, Economia Tradicional, Periferia, Sustentabilidade Ambiental, Terceiro Setor, Gestão Pública, Saúde e Educação; com todos estes construiremos uma Visão de futuro. A partir da contribuição de renomados especialistas em suas áreas, tanto municipal quanto nacional e alguns internacionais.
Com estas contribuições, as ações serão pautadas em evidências, modelos, boas práticas, políticas públicas com resultados exitosos, facilitando assim, a gestão com foco, e com criação e/ou manutenção de políticas públicas fundamentais. Tal propósito contribui para a efetividade das ações evitando desperdício de tempo e recursos.
A gestão do evento está a cargo de Alexandre Berbel – Instituto Educacional Vital Brasil (IEVB) – Arkos Game e Tânia Mara Pinto de Sousa – Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Economia Criativa (NEPEC). Conta com a parceria de Adriano Migani Teixeira, Eddydata Tecnologia em Gestão Pública; Prof. Luís Carlos Tanaka, Polo de Tecnologia; Eneida Naline da Stop and Learning; Rose Meusburger, Gestão Cultural, Empreendimentos Criativos e Rede de Economia Criativa Brasil (REC-Brasil) e do Dr Wagner Deocleciano Ribeiro da HOMEA, com apoio total do Portal FNT