Após cinco dias de paralisação total, o transporte coletivo urbano em Franca volta a funcionar nesta quinta-feira (24). A greve dos funcionários da Empresa São José chega ao fim, graças a um acordo fechado na tarde desta quarta-feira (23), após uma reunião que contou com a participação de representantes da própria empresa, responsável pelo transporte coletivo na cidade, e do Sindicato de Motoristas, com a intermediação do prefeito Alexandre Ferreira (MDB.
Em nota, distribuída por sua assessoria de Comunicação, a administração municipal informou que “as partes entraram em acordo sobre a forma de quitação dos salários dos colaboradores da empresa”.
De acordo com o sindicato da categoria, o movimento grevista foi motivado pelo atraso no pagamento dos salários, que deveriam ter sido depositados em 5 de junho. A concessionária chegou a entrar com uma ação judicial para tentar garantir a circulação de uma frota mínima no município, mas sem sucesso.
De acordo com o G1, tão logo a greve foi deflagrada, o diretor de comunicação da Empresa São José, Paulo Barddal, explicou que, por causa da pandemia e das medidas mais restritivas na cidade, a empresa ficou sem receita para fazer o pagamento dos funcionários.
“Durante 15 dias, [a empresa] não transportou nenhum passageiro e, com isso, não teve receita, por conta do lockdown. Outro problema vem desde o início da pandemia, que por conta das restrições, o número de passageiros caiu muito”, destacou.
Segundo a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), que administra o transporte coletivo na cidade, a São José transporta por dia, de 58 mil a 60 mil passageiros nos seus coletivos. Porém, desde o início da pandemia, a média de usuários do transporte coletivo caiu para 20 mil por dia.
Veja o comunicado da Prefeitura de Franca
O transporte coletivo no município volta a circular nesta quinta-feira (24). No final da tarde de hoje (23), a Prefeitura de Franca convocou representantes da empresa concessionária e do Sindicato dos Motoristas na tentativa de encontrar uma solução, para que a população não fique desassistida pelo serviço. Após mediação do prefeito Alexandre Ferreira, as partes entraram em acordo sobre a forma de quitação dos salários dos colaboradores da empresa e definiram pela retomada da circulação dos ônibus urbanos a partir desta quinta-feira (24).