Em uma megaoperação que durou seis meses, policiais federais, civis e militares, desmantelaram uma quadrilha internacional de tráfico de drogas, que agia em cinco estados brasileiros. Franca estava na rota dos traficantes.
Denominada de “Rota de Ferro”, a operação cumpriu 28 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão em sete cidades do Brasil, incluindo Franca, nesta terça-feira, 13. Os suspeitos são acusados de movimentar mais de R$ 130 milhões nos últimos três anos.
De acordo com informações da força-tarefa, a investigação teve início com a apreensão de 148 kg de cocaína em Uberaba (MG), em março deste ano, quando foi descoberto esquema de tráfico da droga originária da Bolívia, internacionalizada pela fronteira em Corumbá/MS e destinada, principalmente, aos estados de São Paulo e Minas Gerais. Foi apurado que intermediadores associados a traficantes bolivianos recrutavam motoristas de caminhões transportadores de minério de ferro na região de Corumbá. A substância era transportada em meio à carga lícita.
No local de destino, outra parte da organização criminosa descarregava a droga e realizava a entrega ao destinatário.
Mais de 100 policiais cumpriram as ordens judiciais em Uberaba/MG, Franca/SP, Imperatriz/MA, Rondon do Pará/PA, Campo Grande/MS, Corumbá/MS e Ladário/MS.
Além dos mandados, a Justiça Federal determinou o sequestro de veículos e imóveis e bloqueio de contas bancárias, utilizadas para movimentar quantias superiores a R$ 130 milhões nos últimos três anos.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas máximas somadas podem chegar a mais de 25 anos de reclusão.
Com informações e foto do blog Acontece Sacramento