Em um jogaço, a Alemanha foi derrotada por2 a 1 para o Japão pela primeira rodada do Grupo E. O duelo foi realizado no Estádio Khalifa International, em Doha.
O meio campista Gundougan abriu o placar pelos europeus em cobrança de pênalti ainda no primeiro tempo, mas viu Doan e Asano saírem do banco de reservas e darem o triunfo aos asiáticos.
Com o resultado, o Japão lidera a chave, que ainda conta com Espanha e Costa Rica.
Gonda foi o grande nome da partida. Apesar de ter cometido a penalidade em cima de Reum, ele salvou os japoneses. Para se ter noção, a Alemanha finalizou mais de 30 vezes durante os 90 minutos.
Além da ótima exibição do goleiro, o técnico Hajime Moriyasu também foi bem. As mudanças do segundo tempo melhoraram o time, que foi coroado com gols de Doan e Asano.
A tetracampeã já fica em situação difícil. Favorita na chave junto com a Espanha, a Alemanha justamente encara os espanhóis no próximo domingo. Caso o Japão vença a Costa Rica, os asiáticos asseguram uma das duas vagas do grupo para as oitavas de final.
O jogo ainda ficou marcado pelo protesto da seleção alemã durante a foto da equipe.
A Federação Alemã de Futebol foi uma das proibidas de vestir a braçadeira arco-íris, que apoia a comunidade LGBTI+ e quer mostrar a luta pelos direitos humanos no Catar. Contudo, a FIFA proibiu o acessório com possíveis punições aos jogadores.
“Negar-nos a braçadeira é o mesmo que nos negar a voz. Mantemos nossa posição”, postou a federação nas redes sociais.