A Holanda fez jus ao seu favoritismo no Grupo A do Mundial do Catar e derrotou Senegal por 2 a 0 nesta segunda, em Al Thumama, num jogo de duas falhas fatais do goleiro Mendy, eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2021. Isso, no entanto, não tira o brilho da vitória do time três vezes vice-campeão mundial.
Foi uma partida com algumas particularidades. Dois socos errados ditaram o ritmo. Um deles abriu o caminho dos holandeses. Aos 39 minutos da etapa final, De Jong levantou a bola na área e o goleiro Mendy deu um soco no ar, não alcançando a bola, cabeceada com precisão por Gakpo.
Antes do 1 a 0, porém, um outro soco equivocado provocou a interrupção do jogo por cinco minutos e causou um enorme estrago para a equipe africana. De Jong de forma inadvertida acertou um golpe com a mão fechada nos órgãos genitais de Kouyaté numa disputa de bola. O senegalês, que se destacava no confronto, caiu no gramado e não conseguiu se recuperar, deixando o campo de maca. Acabou substituído.
Senegal sentia muita falta de Sadio Mané, fora da Copa por causa de uma lesão na perna direita, e não conseguia fôlego para reagir, depois da desvantagem no placar. Sobrou na verdade ímpeto para a Holanda em busca do segundo gol. Ele veio aos 53 minutos, depois de rebote de Mendy, e o chute certeiro de Davy Klaassen.