Semifinalista da Copa de 2018 e vice-campeã da última Eurocopa, a Inglaterra fez jus ao favoritismo recebido no Mundial do Catar. Jogando contra o Irã, os ingleses precisaram de 35 minutos para furar o bloqueio dos iranianos. Com os três gols marcados no final do primeiro tempo, a equipe de Gareth Southgate venceu os asiáticos por 6 a 2 nesta segunda-feira (21) no estádio Khalifa, em Al Rayyan, pela primeira rodada do Grupo B.
Saka, duas vezes, Bellingham, Sterling, Rashford e Grealish marcaram para os ingleses e Taremi, duas vezes, diminuiu para os iranianos. As duas equipes voltam a campo na próxima sexta (25), quando a Inglaterra enfrenta os Estados Unidos e o Irã duela contra País de Gales.
Os hinos foram uma curiosidade à parte antes do confronto. Foi a primeira vez desde 1950 que os jogadores ingleses cantaram God Save The King (Deus Salve o Rei), visto que Charles III assumiu neste ano após a morte da mãe, Elizabeth II. Por outro lado, em forma de protesto pela situação no Irã, os iranianos não cantaram o hino nacional.
Não demorou para o árbitro brasileiro Raphael Claus, fazendo sua estreia em Copa do Mundo, enfrentar a primeira polêmica. Em escanteio cobrado na área, Maguire foi agarrado, mas nem o brasileiro e nem o VAR assinalaram a penalidade reclamada pelos ingleses.
A partida começou como todos esperavam, com a posse de bola da Inglaterra e a tentativa do Irã de sair em contra-ataques rápidos (o que não aconteceu com muita frequência). O jogo ficou parado por oito minutos depois que o goleiro Beiranvand se chocou com um dos seus defensores. Ele até tentou continuar no jogo, mas precisou ser substituído por Hosseini.
Copa do Mundo – Grupo B
1ª rodada
INGLATERRA
Pickford, Trippier, Maguire (Dier, 24’/2T), Stones, Shaw; Rice, Bellingham, Mount (Foden, 24’/2T), Saka (Rashford, 24’/2T), Sterling (Grealish, 24’/2T), Kane (Wilson, 30’/2T). Técnico: Gareth Southgate.
IRÃ
Beiranvand (Hosseini, 18’/1T); Pouraliganji, Cheshmi (Kanani, INT) e Hosseini; Karimi (Ezatolahi, INT), Mohammadi (Torabi, 18’/2T), Moharrami, Hajsafi e Nourollahi (Azmoun, 31’/2T); Jahanbakhsh (Gholizadeh, INT) e Taremi. Técnico: Carlos Queiroz.
Gols: Bellingham (ING), aos 34 min do primeiro tempo, Saka (ING), aos 42 do 1T e aos 16 do segundo, Sterling (ING), aos 45 minutos do 1T, Rashford (ING), aos 30 do 2T, e Grealish (ING), aos 43 minutos do segundo tempo. Taremi (I), aos 19 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Jahanbakhsh e Pouraliganji (I).
Arbitragem: Raphael Claus (BRA), auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (BRA) e Danilo Simon Manis (BRA). VAR: Leodan Gonzalez (URU)
Local: Estádio Khalifa, em Al Rayyan.