Edilson Apolinário estava internado no Hospital Modelo, em Sorocaba (SP), após sofrer um infarto. Ele foi um dos pacientes que recebeu a visita de Tinoca, uma cão-guia aposentada.
Um técnico de enfermagem aposentado teve as esperanças renovadas ao receber a visita de uma cachorrinha enquanto estava internado em um hospital de Sorocaba (SP). Ao g1, Edilson Apolinário contou que a presença de Tinoca o fez sentir aliviado, mesmo em meio a um período tão difícil.
“Quando ela chegou eu chorei igual criança. Achei maravilhoso poder passar alguns minutos com a Tinoca, renovou todas as minhas esperanças. Parecia que eu estava flutuando, nas nuvens. Foi um alívio pra mim, porque eu já estava com aquele sentimento pesado dentro de mim”, conta.
A visita faz parte de um programa especial do Hospital Modelo, em Sorocaba. Os funcionários organizam visitas aos pacientes que estão internados há pelo menos três dias.
Edilson tem 51 anos e estava internado há alguns dias depois de sofrer um infarto, enquanto aguardava pelo resultado dos exames para saber se iria precisar passar por uma cirurgia. Ao g1, o aposentado contou que tem uma cachorrinha chamada Kira, e que os dias no hospital longe da melhor amiga eram terríveis.
“Minha irmã faleceu de câncer há seis meses, e a Kira acabou ficando comigo. Nós somos muito grudados, ela fica comigo o tempo todo, é minha companheira mesmo. Como eu moro sozinho, sou muito apegado a ela, ainda mais pela história com a minha irmã. E eu senti muita saudade, muita falta da companhia dela. Quando a Tinoca lambeu minha mão, na hora lembrei da Kira e isso me trouxe muita felicidade”, explica.
Terapia com cães
A terapia com cães é conhecida como cinoterapia e, de acordo com pesquisas científicas, pode trazer inúmeros benefícios para pacientes em tratamento. Entre eles, o aumento da produção de endorfina e serotonina, além de reduzir as taxas de cortisol, que está relacionado ao estresse.
De acordo com a gerente de enfermagem Juliana Aguiar Chencci, a ação organizada pelo hospital em Sorocaba tem como objetivo trazer boas lembranças dentro do ambiente hospitalar.
“A Tinoca é uma cão-guia aposentada do Instituto Magnus por conta de um problema no quadril. A visita dela emociona as pessoas, ameniza a tensão do ambiente hospitalar, tanto dos pacientes, quanto da equipe”, conta.
A visita de Tinoca, que hoje trabalha como cão de assistência, no hospital é feita de forma voluntária, com o apoio da empresa Adimax. O passeio pela unidade é realizado uma vez por mês, sempre com a autorização do paciente.
“Nós vimos que o resultado foi muito positivo. Até mesmo a equipe ficava mais aliviada e menos tensa depois da visita da Tinoca. Muitos pacientes sentem falta de seus animais de estimação, o que os deixa ainda mais aflitos dentro de um ambiente que já é muito complicado. Então, a gente poder proporcionar esse momento de alívio e alegria pra eles é muito importante”, afirma Juliana.
Fonte: g1 Sorocaba e Jundiaí