O vereador Della Motta (Podemos) fez uso da Tribuna na manhã desta terça-feira, 8 de novembro, durante a 41ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
Inicialmente comentou sobre a questão da iluminação de Natal e fez um retrospecto da situação ‘em 2018 houve iluminação através de licitação, o cordão era de 10 metros, foram comprados 10 metros e entregue 8 metros. Em 2019, licitação sem problema. Em 2020, não teve iluminação de natal. Em 2021, entramos na questão dos valores, a Prefeitura e ACIF fizeram a parceria e foi parar no Ministério Público’
O parlamentar lembrou sobre a apuração e inclusive participou de reunião do Observatório Social ‘constatou que não houve irregularidade, 24 de agosto de 2022, e foi transmitido e participei ao vivo’. E acrescentou ‘Ministério Público constatou que não houve irregularidade e o conselho homologou e arquivou essa questão’.
O parlamentar ainda citou sua preocupação quanto a demora para compra dos materiais que são utilizados na iluminação de Natal tema inclusive também foi apontado pelo Observatório Social. ‘São produtos que vem da China e deixamos sempre para última hora, devia ser feito em agosto conforme a orientação do próprio Observatório’ ressaltou.
Quanto a proposta da Prefeitura para esse ano, ele citou que estão previstos na licitação, 12 mil cordões de Leds fixos, 2 mil mangueiras de Leds, 200 cascatas fixas, 1 árvore artificial, 66 janelas de iluminação, 267 árvores grande e médio porte, 85 arbustos.
‘Agora fica mais fácil para nós fiscalizarmos (…) temos que ficar a atentos, e sempre digo que os projetos têm que chegar a essa Casa para que cada vereador leia e observe o que está acontecendo, e não, chegar aqui goela abaixo em caráter de urgência’ enfatizou.
Outros assuntos foram abordados como, por exemplo, a falta de iluminação pública na avenida José Marcelo Leite. ‘Há três semanas essa avenida está escura, e se vocês observarem aumentou o índice de furtos em residências nesse local que fica entre o Parque Progresso com o Jardim Santana’ pontuou. E cobrou ‘eu fiz o protocolo junto a CPFL como cidadão comum, não como vereador e até agora, absolutamente nada, está totalmente escuro’.
Quanto a questão de obras e infraestrutura, o parlamentar parabenizou a Administração Pública pela execução dos serviços, mas questionou alguns pontos ‘se passa por determinadas ruas, por que não asfalta as avenidas no bairro (…) lá no Parque Progresso, rua Pedro Nunes Rocha, rua José Augusto Garcia, rua Alberto Schirato, todas foram asfaltadas e as avenidas que circundam nenhuma foi e aí depois tem que retornar para fazer o novo asfalto se o maquinário já está lá? Eu não entendo’
Agradeceu pelos atendimentos aos pedidos de instalação de ponto de ônibus próximo a Receita Federal, a manutenção e limpeza de bocas de lobo na avenida Antônio Barbosa Filho. Na área de meio ambiente o parlamentar cobrou fiscalização da Prefeitura junto as empresas terceirizadas que prestam serviços e citou especialmente a questão da falta de pagamentos aos funcionários do setor de limpeza.
Della Motta também falou sobre a questão de segurança pública e acompanhou a entrega de novas viaturas ao Corpo de Bombeiros e citou que o levantamento estatístico de 2020 com atendimento de 4.165 ocorrências. Em 2021, segundo o vereador, já são 4.968 sendo 1.811 de resgate, 1.919 vítimas atendidas, e 1.600 de natureza de incêndios, salvamentos e outros.