Na manhã desta terça-feira, 08, a estudante da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Gabriela Rangel Silva utilizou a Tribuna durante a 23ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca para comentar casos recentes de violência sexual ocorridos nas proximidades do centro de ensino. Uma aluna foi estuprada em seu apartamento em maio e outra sofreu importunação sexual na semana passada.
De acordo com Gabriela, apesar das ocorrências, nada mudou com relação à segurança na região. “Aqui a violência é relativizada porque é uma região de estudantes. As mulheres estão estigmatizadas. Merecemos respeito como qualquer outra. O problema é real e precisamos resolvê-lo”, comentou.
Ela solicitou a ajuda da Câmara para solucionar a questão, sugerindo a realização de uma audiência pública para discutir melhorias na segurança e iluminação na região da Unesp com autoridades e a população.
“Esse apelo é para que as próximas gerações da Unesp possam se preocupar apenas com os estudos, e não com a sua segurança, e que as mulheres não tenham medo de andar sozinhas em todas as partes de Franca”, finalizou Gabriela. Ela recebeu apoio de parlamentares como Gilson Pelizaro (PT), Marcelo Tidy (DEM), Della Motta (Podemos), Lurdinha Granzotte (PSL) e Ilton Ferreira (PL). Eles se comprometeram a realizar uma audiência pública sobre o problema.
Bruno Piola/Diretor Comunicação Institucional Câmara