Em Lucas 18,1-8, “Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir”. É a estória da viúva persistente no seu pedido de justiça, que foi atendida por um juiz “que não temia a Deus” e não respeitava ninguém. Se o juiz que era injusto respondeu a sua insistência, quanto mais Deus que é bom e misericordioso responde aos nossos pedidos!
A oração é uma necessidade, mas nem sempre é fácil rezar. Encontramos muitas dificuldades nesse caminho. Elas aparecem para quem se propõe a orar. Nunca devemos abandonar a oração por causa das dificuldades, pois deixar de rezar é perder o caminho.
Há vários pressupostos no caminho da oração. No Evangelho, Jesus aconselha a perseverança e a determinação. Como encontramos resistências, precisamos de vigilância, disciplina e persistência na oração.
Perseverança foi a atitude de Moisés na sua oração de intercessão na montanha, de braços erguidos, enquanto Josué e seus homens combatiam os amalecitas (Ex 17,8-13).
Firmeza, insistência e paciência pede Paulo ao discípulo e colaborador Timóteo na pregação da Palavra, pois “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra” (2 Tm 3,14,4,2).
“O Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra”? ( Lc 18,8).
Dom Paulo.
FNT no Fato
- NTT DATA é selecionada pela UPS para transformação e modernização digital
- LTIMindtree anuncia parceria estratégica com Google Cloud para impulsionar transformação empresarial com IA agêntica
- Cresce no Brasil o uso do modelo imobiliário Built to Suit
- Samsonite homenageia Pelé em nova coleção de malas e mochila
- Varejo físico: marketing multicanal impulsiona vendas
- Microdados e microcomunidades moldam vendas
- Amazfit anuncia o Bip 6 Smartwatch: o relógio inteligente do dia a dia para cada momento
- SLB recebe um importante contrato de perfuração da Woodside Energy para o projeto Trion em águas ultraprofundas na costa do México
- Agrishow impulsiona economia de Ribeirão Preto e região com expectativa de movimentação bilionária
- Empresas iniciam adaptação para novos tributos que entram em vigor em 2026