Morreu na manhã desta quarta-feira (12), em Ribeirão Preto, o jornalista Antonio Roberto Bortoletti Pires, mais conhecido como Roberto Ribeiro.
Ribeiro tinha 66 anos e atuou como diretor de jornalismo da TV Clube/Band na cidade do interior de São Paulo por mais de 25 anos.
As causas da morte ainda não foram divulgadas oficialmente, porém, colegas de trabalho de Ribeiro divulgaram em redes sociais que o jornalista travou uma dura batalha contra um câncer agressivo, diagnosticado há poucos meses.
Ao lamentar a morte, em nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto disse que o jornalismo de Ribeirão Preto perdeu um de seus maiores exemplos.
“Nós, da equipe da Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de Ribeirão Preto, expressamos sinceros sentimentos de paz aos amigos e colegas de profissão deste grande jornalista.”
Em nota, o prefeito Duarte Nogueira ressaltou o desempenho de destaque de Ribeiro no papel de mediador em debates eleitorais.
“Deixa um legado de credibilidade. Cumpriu com muita competência e profissionalismo seu papel e deixa uma importante contribuição para história da comunicação.”
A direção regional do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo também emitiu um comunicado sobre o falecimento e destacou a importância de Ribeiro. “Comunicador nato, Roberto nos deixa um legado riquíssimo de competência e credibilidade.”
Biografia
No sistema Clube de Comunicação desde a década de 1970, Roberto Ribeiro passou pela PRA-7, Rádio Clube Am e Fm, iniciando nos plantões esportivos.
Desde 1995 passou à Tv Clube/Band onde, em 1996, ajudou a fundar o Jornal da Clube.
Capitaneou debates eleitorais desde a década de 1980.
Graduou-se, já atuando profissionalmente, nas faculdades de Licenciatura em História e Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo.
Natural de Cravinhos, Ribeiros cresceu e se desenvolveu no tradicional bairro da Vila Tibério, em Ribeirão Preto, bairro que amou até o último dia de sua vida. Amor que ele também nutriu (e não escondeu de ninguém) pelo futebol de Corinthians e Botafogo de Ribeirão Preto.
Amante incorrigível da leitura, dono de uma verdadeira e rica biblioteca pessoal, que hoje abastece prateleiras de várias bibliotecas públicas da região de Ribeirão Preto.
Em pouco mais de 10 dias, o jornalismo perdeu dois ícones da imprensa Regional. Primeiro foi o jornalista e apresentador de rádio e TV, Realindo Jr, que morreu no primeiro dia de outubro. Agora foi a vez de Roberto Ribeiro.