A Secretaria de Saúde divulgou nesta terça-feira, 20, um levantamento que apontou a baixa imunização de crianças de 3 e 4 anos de idade contra a Covid-19, na cidade.
Segundo as informações, até a última sexta-feira, apenas 449 crianças receberam a primeira dose da vacina Coronavac e de acordo o Ministério da Saúde, a estimativa do público alvo nesta faixa etária, na cidade, é de 9.466 crianças.
Com o objetivo de reforçar a importância da vacinação para os pais e responsáveis por crianças atendidas nas creches parceiras do município, as Secretarias de Saúde e Educação irão promover nesta quarta-feira, 21, às 17h15, uma live com o médico pediatra, que integra a equipe da Vigilância Epidemiológica, Homero Rosa Júnior.
A transmissão será feita pelo canal do Youtube do Centro Municipal de Formação Continuada https://www.youtube.com/channel/UCTHzyuDbTpc1uD7wtpNOLrg/about e poderá ser acompanhada por todos os pais e responsáveis pelas crianças e creches do município.
Durante a apresentação, o médico Homero Rosa Júnior, irá abordar sobre a importância da vacinação para as crianças de 3 e 4 anos, contra a Covid-19, tendo em vista que é uma faixa etária que apresenta o sistema imunológico em desenvolvimento e que não têm capacidade total de enfrentar a doença. “Temos com isso, a oportunidade e a possibilidade de evitar que o vírus possa trazer consequências de doenças mais graves, ao longo do tempo, lembrando que o vírus está controlado, mas sofre mutações com o tempo, daí a necessidade de proteger as nossas crianças com anticorpos, através da vacinação”, garantiu o pediatra.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, reforçou o convite para que os pais e responsáveis, que têm crianças nesta idade nas creches, participem dessa transmissão ao vivo, onde receberão informações importantes sobre a vacina e poderão tirar as dúvidas durante a apresentação.
Segundo ela, a próxima etapa será a realização de um planejamento, junto à Secretaria de Educação, visando a intensificação da imunização nas creches, mediante a autorização dos pais, semelhante a busca ativa realizada para a aplicação das vacinas Influenza e Poliomielite, cujo resultado alcançado foi positivo. “Precisamos intensificar a vacinação das nossas crianças contra a Covid-19, oferecendo mais segurança e saúde para todos. A vacina é gratuita, segura e está à disposição de todos, diariamente, nas unidades de saúde”, comentou ela.
Na faixa etária de 5 a 11 anos, 23.485 crianças receberam a primeira dose da vacina e 15.803 tomaram o reforço.
Ainda, de acordo com a secretaria, até a última sexta-feira, foram aplicadas o total de 845.559 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 320.461 para a primeira dose, 289.795 para a segunda, 175.213 referentes a terceira dose e 59.641 para a quarta dose.