O vereador Gilson Pelizaro (PT) utilizou o espaço na Tribuna na manhã desta terça-feira, 20 de setembro, durante a 34ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
O parlamentar falou sobre a repercussão de uma notícia falsa que circulou nas redes sociais envolvendo o Partido dos Trabalhadores. O episódio aconteceu após agenda na sexta-feira, 16 de setembro, dos candidatos Geraldo Alckmin (vice-presidente da República), Fernando Haddad (Governador) e Márcio França (Senador) em encontro com empresários do setor coureiro calçadista e tecnológico da cidade.
Gilson lamentou ‘infelizmente mais uma vez, a tentativa de golpe baixo eleitoreiro, e alguns se enveredaram no sentido de fazer uma fake news’.
O áudio que circulou relatava que o restaurante onde aconteceu a recepção das lideranças políticas não havia recebido os pagamentos. Fato que foi desmentido em nota oficial pelo próprio estabelecimento e que também foi apresentada em telão no Plenário da Casa de Leis.
Um boletim de ocorrência foi feito pelo Partido dos Trabalhadores e Gilson lembrou ‘a pessoa deve ser identificada facilmente pela Polícia Civil e nós esperamos que as investigações cheguem a essa pessoa e que ela pague pelo crime que cometeu, porque fake news é crime, é crime mentir’.
E rebateu ‘colocaram o Partido dos Trabalhadores e os nossos militantes numa condição de caloteiro, coisa que nunca fui e não admito ser chamado de caloteiro’.
E ressaltou ‘se essas pessoas que utilizam de fake news, se usassem os poucos neurônios que têm, se usasse o fosfato que têm para fazer benefício se dariam muito melhor. Eles deram um tiro no pé porque a repercussão dessa mentira ficou negativa para eles, não para nós que temos a verdade ao nosso lado’.
Gilson se solidarizou com o presidente do PT em Franca Giovani Dominicci e as demais lideranças regionais. ‘Fica nosso repúdio, não é assim que se faz política, não é assim que se ganha eleição’.
E concluiu ‘vamos trabalhar sempre com a verdade, com honestidade e vamos trabalhar para ter um processo eleitoral limpo, eleições limpas e não esse jogo baixo que estão fazendo’.
Veja a nota de esclarecimento do PT-Partido dos Trabalhadores
DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT-PARTIDO DOS TRABALHADORES DE FRANCA-SP
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em razão de áudio que circula nas redes sociais afirmando que a caravana de candidatos e militantes do PT e outros partidos aliados teria se retirado da Churrascaria Minuano sem efetuar os devidos pagamentos, vimos esclarecer:
-Conforme atesta a nota da própria direção da Churrascaria Minuano (em anexo), nenhum dos integrantes da caravana deixou de pagar sua conta;
-A direção municipal do PT de Franca já registrou boletim de ocorrência na polícia local para que sejam apurados a origem e o autor do referido áudio mentiroso;
-Afirmamos que usaremos de todas as formas legais para que o autor de tal notícia falsa seja punido na forma da lei;
-Repudiamos veementemente o uso de fake news como elemento para difamar adversários políticos e promover a desinformação perante a população.
Atenciosamente,
Franca, 19 de setembro de 2022
Giovanni Dominici
Presidente PT-Franca