O retorno da encenação das Cavalhadas da Franca encantou e emocionou o público que prestigiou este folguedo folclórico, apresentado no último sábado, 13, e domingo, 14, no Parque de Exposições Fernando Costa.
A tradição quase bicentenária surgiu em Franca no ano de 1831, sendo a terceira mais antiga do Brasil. O espetáculo retornou neste ano, fazendo com que os amantes das Cavalhadas e a população em geral vibrassem a cada ato deste teatro sobre cavalos, que representa a batalha entre mouros e cristãos, no Sul da França e Norte da Espanha, entre os séculos VIII e IX.
O teatro conta a história do exército de Carlos Magno (o rei cristão) e a conversão da princesa Floripes, filha do rei mouro, ao cristianismo. Ela convence o pai a se converter também e, assim, dá fim à batalha.
Tombada como patrimônio histórico da cidade e parte integrante do calendário oficial de evento do município, as Cavalhadas da Franca começaram na noite do último sábado, com a Cerimônia dos Encamisados e, no domingo, atingiu seu ponto alto com a encenação da batalha entre mouros e cristãos.
“Estamos aqui hoje celebrando uma grande festa. As Cavalhadas da nossa cidade são um patrimônio histórico do município de Franca, beirando os 200 anos. E a gente tem que continuar. Eu digo ao grupo de corredores, a toda a diretoria, que é um prazer muito grande a Prefeitura poder ajudar, poder organizar e estar junto deste evento”, disse o prefeito Alexandre Ferreira.
Presente ao Parque de Exposições, o prefeito fez questão de saudar cada personagem e seu intérprete. “Parabéns aos bravos combatentes, aos bravos guerreiros. Os dois reis, que possam levar suas equipes até o final, com as carreiras todas… Princesa, você representa toda a transformação do mundo, a transformação de Deus perante a nossa vida”, afirmou.
Como tradicionalmente realiza, o Clube das Cavalhadas da Franca homenageou os corredores Francisco Leite e Ismar Jacinto – falecidos – pela história que ajudaram a construir com as apresentações do evento cultural mais antigo da cidade. O momento foi muito emocionante.
Ao final das apresentações, bastante emocionado, o presidente do Clube, Marcus Vinícius Falleiros, comemorou o sucesso desta edição da festa.
“O espetáculo superou as expectativas. Foi um espetáculo difícil de fazer, porque estamos retornando, ficamos dois anos sem. Até a turma se engajar, os cavalos se engajarem novamente… Mas deu tudo certo. Superou as expectativas, foi uma festa maravilhosa”, disse o presidente.
Marcus Vinícius Falleiros também agradeceu a todos que contribuíram, participaram e prestigiaram as Cavalhadas. “Quero agradecer de coração a todo mundo que acompanhou, que participou, que veio prestigiar as Cavalhadas 2022. Foi uma festa linda. Linda pelo espetáculo e linda pelo público, que acompanhou e vibrou com a gente. Muito obrigado!”
Com o triunfo no encerramento desta edição, o Clube já volta seus olhos para o próximo ano. “Eu costumo dizer que se encerra uma Cavalhada hoje, e amanhã a gente já começa a preparar a Cavalhada do próximo ano. Então, nesta segunda-feira, a gente já começa a pensar nas Cavalhadas 2023. Em 2023 estamos de volta”, garantiu Marcus Vinícius Falleiros.
Emoção
Milhares de pessoas lotaram as arquibancadas armadas ao lado do gramado do Parque Fernando Costa e vibraram a cada cena. Cerca de 1,5 mil espectadores no sábado e mais de 3 mil no domingo acompanharam as apresentações.
O público aplaudiu muito as encenações das Cavalhadas da Franca. Nas arquibancadas, pessoas que foram assistir ao espetáculo pela primeira vez e também amantes do folguedo, que até sabiam os diálogos de cor.
A família Soares foi assistir pela primeira vez às Cavalhadas. O operador de empilhadeira Lucas Souza Soares, 38, levou a família inteira. “Vieram minha mãe, meus dois filhos e mais dois sobrinhos. É a primeira vez de quase todos aqui. Talvez eu tenha visto quando criança, mas não me lembrava direito de como era. Estamos achando muito interessante. Um evento gratuito e de muita diversão para as crianças”, disse.
Já o pedreiro Daniel Marques, 28, conhecia as Cavalhadas e fez questão de levar a filha pela primeira vez, e ela amou. “Estou gostando muito, principalmente dos cavalos”, disse Helena da Silvia Leal, de apenas 3 aninhos.
Bastante empolgados com a apresentação estavam os dois filhos pequenos – de 2 e 7 anos – da coladeira de peças Gabriela Alves, 27. “São muito legais as Cavalhadas. Estamos amando, e os meninos mais ainda. Foi muito bom poder dar esse passeio diferente junto com toda a família no Dia dos Pais”, disse Gabriela.
As Cavalhadas da Franca 2023 devem ocorrer no primeiro fim de semana de agosto do próximo ano, no Parque de Exposições Fernando Costa.
Nelise Luques/ Ta On Comunicação
Fotos: William Borges / Cavalhadas da Franca