Golpes bancários
Estimativa feita pelos bancos para o fechamento de 2022 revela que o volume de golpes no sistema financeiro deverá alcançar a marca de R$ 2,5 bilhões neste ano. E parte desse montante (cerca de R$ 1,8 bilhão ou mais de 70%) teria a ver com o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do BC, que entrou em operação em 2020 e que se popularizou. Nos governos petistas, imaginava-se que um sistema desses demoraria de 5 a 10 anos para se popularizar. Mais: levantamentos da Febraban aponta alta de 165% dos chamados “golpes do Pix”, desde o início da pandemia. Neste ano, 1 em cada 3 brasileiros já sofreu uma tentativa desse golpe.
Golpe do celular
Há outro golpe na praça: de manhã cedo, um “pai” (os meliantes até saberiam, por suposição ou não, que o dono do celular tem uma filha que tem outro celular) e recebe uma mensagem. “Oi, pai. Meu celular deu problema no visor, precisei deixar na assistência, estou com esse número provisório, qualquer coisa pode me chamar aqui”. É o início de uma troca de mensagens (o pai não liga no número certo da filha, de tão convencido que fica da veracidade) e acaba fazendo uma transferência de dinheiro para ela. Os bandidos dão nome e conta (sempre fintech). E é tudo de laranjas.
Em Portugal
A população brasileira oficial em Portugal é de 204.694 pessoas, maior entre os estrangeiros. Se incluídos os que tem cidadania europeia ou aguardam regularização, o número se aproxima dos 500 mil. E hoje, a amplificação da luta contra o racismo lá acompanha o aumento da população brasileira no país. Por conta da discriminação – e não apenas a negros – foram criadas organizações de combate às atitudes dos portugueses natos.
Candidato
O famoso e bem dotado ator pornô que usa o nome de Kid Bengala (chama-se Clovis Basílio dos Santos), vai tentar pela quarta vez alcançar um cargo eletivo (é a segunda tentativa para deputado federal). Ele garante que seu eleitorado é formado por mulheres.