O CASI – Centro de Atenção à Saúde do Idoso – inicia suas atividades neste dia 1º de agosto de 2022. A cerimônia está marcada para às 8h30, no Claretiano – Centro Universitário de Batatais, que cedeu suas instalações para os atendimentos. A realização do projeto que visa a promoção e prevenção à saúde dos idosos foi possível pela parceria firmada, este ano, entre a Prefeitura de Batatais com o Claretiano.
“O CASI é um programa-modelo que só gera benefícios para a comunidade, e a consolidação da parceria entre a Prefeitura e o Claretiano para a retomada do projeto estava entre as nossas prioridades, uma vez que a promoção da qualidade de vida para toda a população é uma premissa para nós. Quando se trata do público da terceira idade, é essencial articularmos a oferta de programas de atividades multidisciplinares que promovam o cuidado da saúde bio-psico-social. Sabemos que o envelhecimento é um processo plural e que esse tipo de intervenção, com o suporte adequado, fortalece o sistema imunológico, mantém a mente saudável, previne o aparecimento de doenças. Estamos felizes com a retomada dessa parceria, pois sabemos da importância dessa ação”, disse o prefeito de Batatais, Juninho Gaspar.
Mais de 500 pessoas acima de 60 anos se inscreveram para participar do projeto que oferece 270 vagas. Os idosos participarão das atividades de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 10h30, na piscina, quadra, pista de atletismo e salas de aula do Claretiano. “Todos os inscritos passaram por uma triagem feita pela nossa equipe multiprofissional. Foram avaliados sua capacidade funcional, o nível cognitivo e o interesse desse idoso em participar de atividades de grupos”, explica a Terapeuta Ocupacional e Profa. Ma. Roselilian da Cunha Pereira Alves Rodrigues, coordenadora do CASI.
Os idosos serão acompanhados por profissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física, Psicologia, Enfermagem, Neuropsicopedagogia e Nutrição do Claretiano, todos com vasta experiência na área da Geriatria oferecendo inovações nos atendimentos como atividade física integrada, inclusão digital, tecnologia e mídias sociais para idosos, concurso de culinária, integração de gerações.
“Vamos trabalhar com a promoção da saúde, pois queremos que o idoso fique melhor ainda do que quando chegou no CASI. Queremos que a sua capacidade funcional e a sua inserção social melhorem e que ele se sinta participante da sociedade. Nosso foco é trabalhar a prevenção e promoção da saúde com atividades que possibilitam um processo de envelhecimento mais saudável, adiando o surgimento de doenças. Desta forma, as pessoas podem continuar ativas e realizando suas tarefas sem grandes dificuldades, lembrando que a faixa etária dos idosos atendidos é de 60 a 95 anos”, conta a coordenadora do CASI.
IMPORTÂNCIA
“O Casi proporciona a consolidação de uma rede integrada de atenção ao idoso, possibilitando atendimento e assistência humanizados. Juntos, prefeitura e Claretiano conseguem articular ações que atuam de maneira global com o público desta faixa etária, valorizando aspectos individuais e muitas vezes até mesmo gerando um resgate produtivo do idoso. Para além disso, o projeto contribui para a inclusão social, promove um envelhecimento saudável, mantém a mente ativa, oferece acolhimento, interação e diversão, visto que os quase 300 idosos assistidos pelo projeto passarão por atendimentos em grupos com as equipes especializada do Claretiano”, afirmou a secretária de Saúde do município, Bruna Toneti.
O CASI conta com uma equipe multiprofissional que tem o objetivo de trabalhar a qualidade de vida, proporcionar ações educativas de promoção à saúde, manter e melhorar a capacidade funcional, reassegurar e restaurar a autoestima prevenindo a depressão, prevenir quedas e agravos na memória, treino de estimulação cognitiva e reeducar a alimentação e estimular hábitos saudáveis.
“Todos os programas que trabalham com a população idosa têm em vista que o envelhecimento, na maioria das vezes, está associado a conviver com uma ou mais doenças crônicas e disfunções adquiridas nos últimos anos de vida, que levam ao declínio da capacidade funcional e da autonomia, devido às perdas significativas das capacidades físicas, vários estudos epidemiológicos têm mostrado que doenças e limitações podem ser evitáveis no processo de envelhecimento e que o uso de serviços preventivos, eliminação de fatores de risco e adoção de hábitos de vida saudáveis são importantes determinantes do envelhecimento saudável e com maior qualidade”, conta a Profa. Ma. Roselilian.
EQUIPE
Coordenação do CASI – Profa. Ma. Roselilian da Cunha Pereira Alves Rodrigues
Psicologia – Profa. Ma. Camila Maria Fernandes Fantacini Bianco
Educador Físico – Prof. Me. Alex Fabiano Borges
Educador Físico – Prof. Me. Sérvio Antonio Buciolli
Enfermagem – Profa. Ma. Renata Paula Fabri
Fisioterapia – Profa. Ma. Regina Célia Oliveira
Terapeuta Ocupacional – Profa. Ma. Roselilian da Cunha Pereira Alves Rodrigues
Nutricionista – Profa. Dra. Erika da Silva Bronzi Moura
Neuropsicopedagoga – Profa. Dra. Renata Andrea Fernandes Fantacini
Secretária – Natalia Vivian Biagi
Equipe de limpeza – Raquel Lança de Lima
Equipe de limpeza – Renata Pereira Alves
Geovana Ferreira/Centro Claretiano