Terminou neste final de semana a 6ª edição do Torneio Internacional de Basquete de Franca realizado pelo Instituto Chuí de Esportes. A competição que reuniu 16 equipes de categorias de base, sub-13 e sub-15, foi um sucesso. “O torneio cumpriu o objetivo de fomentar as categorias de base de basquete. De Franca tivemos três equipes participantes, todos vivenciaram um grande torneio com seis jogos ao longo da semana, com arbitragem da Federação Paulista de Basquete, toda a organização e os lugares das partidas são referências em Franca e nacionalmente para o basquete. E ainda tivemos duas equipes francanas nas finais, sendo que uma se consagrou campeã. Essa vivência é o que mais importa, ver nossos atletas aprendendo e evoluindo a cada jogo”, comentou Marco Aurélio Pegollo, o Chuí.
A competição foi bem disputada, jogos competitivos e garotada dedicada. O destaque no sub-13 fica para o título inédito do Instituto Chuí, na série ouro ficando à frente do Minas Tênis Clube, Paulistano e Olympico-MG, respectivamente 2º, 3º e 4ª colocados. “Sabíamos que tínhamos um time bem preparado, mas com receio por ser o primeiro torneio. Desde o primeiro jogo conseguimos impor um ritmo muito forte de defesa e ataque. Começamos os jogos muito fortes para não deixar os adversários achar que poderiam ganhar. Mas o que foi importante, foi enxergar a união do grupo e a alegria dos atletas ao jogar, sem vaidades e dando força um para o outro”, contou Daniel Finotti, premiado como melhor técnico do sub-13. Na final o Instituto Chuí venceu o Minas Tênis em jogo disputado no Ginásio do SESI por 81 x 43. Na disputa pelo terceiro lugar, o Paulistano bateu o Olympico-MG por 43 x 37. Na série prata sub-13, Casa Branca venceu o Bauru Basket por 47 x 31 e conquistou o título. Na disputa pelo terceiro lugar o Girafinhas Mauá superou a ASPA por 36×33.
Já no sub 15 o destaque foi o Fluminense-RJ que venceu o Sesi Franca e levou o título de campeão para o Rio de Janeiro. Em jogo parelho disputado também no Pedrocão, os cariocas fizeram 77 a 70 e superaram os francanos. “Esse é o terceiro Torneio de Franca que participamos, como sempre muito bem organizado. Nível de competição muito forte. As equipes e seus técnicos com muito preparo e respeito. Tudo foi resolvido da melhor forma sempre. Nossa expectativa para o torneio era fazer um bom campeonato, deu para enxergar a evolução da equipe. Mesmo com duas lesões que conseguimos recuperar os meninos depois. Jogar contra o Sesi Franca, na casa deles dentro do Pedrocão foi incrível. Chegamos a ter uma vantagem, mas sabíamos que aquilo era fora do comum e como previsto foi um jogo muito equilibrado. O Zezinho faz um grande trabalho em Franca. Fiquei muito honrado com o prêmio de melhor técnico do sub 15. E dedico isso aos meninos que jogaram bonitos. Foi emocionante ouviras palavras do senhor Edson Ferracciú que falou coisas muito bacanas sobre a equipe”, concluiu o carioca”, contou Geraldo Costa, o Gege, técnico do Fluminense.
Na disputa pelo terceiro lugar o Olympico venceu o Luso Bauru por 68 x 53. Já na série prata sub-15, o título ficou com AMAB Mauá que venceu o Girafinhas por 54 a 49. Na disputa francana pelo terceiro lugar o Instituto Chuí bateu a ASPA por 75 x 56.
Na classificação final da competição a tabela ficou assim:
CLASSIFICAÇÃO
SUB 13 – SÉRIE OURO
1º Instituto Chuí
2º Minas Tênis Clube
3º Paulistano
4º Olympico
SUB 13 – SÉRIE PRATA
1º Casa Branca
2º Bauru Basket
3º AMAB Girafinhas
4º Aspa
SUB 15 – SÉRIE OURO
1º Fluminense
2º Sesi Franca Basquete
3º Olympico
4º Luso Bauru
SUB 15 – SÉRIE PRATA
1º AMAB
2º Girafinhas
3º Instituto Chuí
4º Aspa
Os melhores do campeonato:
SUB 13
ARMADOR – Matheus Mellin – Instituto Chuí
ALA – Gustavo Cabral – Paulistano-SP
ALA – Vitor Dornelles – Instituto Chuí
PIVÔ – Davi Lima de Araújo – AMAB Mauá
PIVÔ – Eduardo Santos – Minas Tênis Clube
SUB 15
ARMADOR – Lucas Vasconcelos Pires – Sesi Franca Basquete
ALA – Thomas C de Souza – Girafinhas Mauá
PIVÔ – Carneio Santos – AMAB Mauá
ALA – Matheus Monteiro dos Santos – Fluminense-RJ
PIVÔ – Hugo Pinheiro – Olympico Club
Créditos e Imagem: Palavra Fácil Comunicação