O agravamento da situação da pandemia do coronavírus em Franca levou o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) a realizar uma série de reuniões na Prefeitura, nesta segunda-feira (24), com secretários, representantes de vários setores da cidade entre eles hospitais, indústria, comércio, vereadores e com prefeitos da região.
Em coletiva de imprensa, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) frisou que as novas determinações entram em vigor nesta quinta-feira (27), data em que o decreto deve ser publicado no Diário Oficial do município, e seguem até 10 de junho.
“[Essas medidas] têm que ser tomadas para evitar que as pessoas morram sem atendimento na porta do pronto-socorro, que as pessoas morram sentadas na cadeira sem oxigênio para receber, que as pessoas morram porque não tem medicamentos”, disse Ferreira.
O chefe do Executivo ressaltou que os estabelecimentos voltados à alimentação e farmácias têm autorização para funcionar somente via delivery . Postos de combustíveis estão autorizados a abrir, mas as lojas de conveniência devem permanecer fechadas.
Clínicas médicas, odontológicas e veterinárias devem atender apenas casos de urgência, estando suspensas, portanto, as consultas eletivas. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizarão apenas vacinação e atendimentos de urgência e emergência.
Com a segunda maior taxa de transmissão do Estado, Franca está em uma luta contra um inimigo invisível. “Não temos leito nem particular para oferecer”, ressaltou o prefeito. Bebedouro, Batatais, Araraquara e Ribeirão Preto endureceram as medidas mais restritivas. “E com Franca não vai ser diferente, vamos fazer isso para salvar vidas”, disse Alexandre Ferreira.
Podem funcionar APENAS via delivery:
- Supermercados, mercearias, mercados e demais estabelecimentos que tenham pelo menos 70% da área comercial ocupada por produtos essenciais (alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal)
- Padarias, açougues, restaurantes e lanchonetes
- Comércio atacadista e varejista hortifrutigranjeiro
- Distribuidoras de gás de cozinha
- Comércios de insumos médico-hospitalares de higienização
- Pet shops e agropecuárias
- Farmácias e drogarias
As demais atividades que não foram citadas na lista acima devem permanecer fechadas, segundo a administração municipal. A cidade segue com toque de recolher entre 20h e 5h.
Com informações da EPTV Ribeirão