A busca por uma vaga para internar o filho de 5 anos (completados hoje), que é autista, cardiopata e com Síndrome de Down, está levando a mãe da criança ao desespero. A espera pela vaga já passa de 24 horas.
O drama da bombeiro civil Mara Leão e seu filho está sendo acompanhado de perto pela equipe do portal FNT ao longo deste sábado, 9 de Julho, quando o menino apresentou mais uma crise e acabou levado ao Pronto-Socorro Infantil “Doutor Magid Bachur Filho”.
“Meu filho saiu da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Santa Casa de Franca no dia 30 de Junho, quando teve alta. Ele rebaixou de novo e voltamos ontem, dia 8. E estamos até agora (20 horas deste sábado) aguardando vaga, infelizmente, sem sucesso”, disse Mara, após receber a informação de que não há vagas na Santa Casa.
“Ele (o filho) é muito agitado. Muito agressivo. Não tenho o que reclamar do Janjinho (PS Infantil). Eles fazem o que podem, na medida do possível. Ele já foi medicado, estão sendo ministrados os antibióticos. Como ele tem várias comorbidades, inclusive é cardiopata, pode rebaixar a qualquer momento. Agora, por exemplo, ele tá com cateter e tá dessaturando. Pode dessaturar a qualquer momento”.
Devido à falta de vagas em Franca e em Ituverava, o PS Infantil recorreu à CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) em São Paulo. Ao lado do filho dela, outra criança nas mesmas condições também aguardava por uma vaga na Santa Casa de Franca. Por volta de 22h30 a CROSS abriu vaga para o filho de Mara na Santa Casa de Franca.
Sobre a CROSS
A CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde é Central de Regulação do Estado de São Paulo, criada, na Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Decreto nº 56.061 de 02/08/2010.
Cabe à CROSS a operacionalização das atividades de regulação da oferta assistencial disponível às necessidades imediatas do cidadão, visando promover a equidade do acesso, garantindo a integridade da assistência ao paciente do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo – SUS/SP, no âmbito de sua área de abrangência.
A CROSS realiza:
· Regulação médica de urgência;
· Regulação médica ambulatorial;
· Monitoramento da oferta dos recursos disponibilizados no Portal CROSS;
· Atendimento aos Programas Estratégicos de Governo;
· Capacitação e suporte técnico aos usuários do Portal CROSS;
· Suporte médico especializado, por meio de Telemedicina, para unidades de baixa e média complexidade.