O Grupo Santa Casa de Franca, instituição à qual pertence o Hospital do Câncer e o Hospital do Coração de Franca, já há algum tempo vem realizando atendimentos aos conveniados do IAMSPE mesmo sem os pagamentos do convênio.
A Diretoria Administrativa do Grupo empreendeu uma série de reuniões para cobranças da dívida com a diretoria do IAMSPE, porém sem sucesso, permanecendo o déficit no pagamento, o que onera o Grupo Santa Casa de Franca, que já é uma instituição que historicamente, assim como as demais instituições de atendimento SUS do país, sofre com déficit de repasses e financiamento de tabelas, hoje este valor em atraso está em R$ 1,3 milhão.
O IAMSPE é responsável por um cenário de déficit envolvendo diversos hospitais e laboratórios em todo o Estado de São Paulo, que também tem se recusado a fazer consultas e procedimentos já agendados justificando falta de repasse de valores por parte do Instituto. Os servidores e conveniados têm encaminhado uma série de reclamações sobre o cancelamento de convênios e rompimento de contratos do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (IAMSPE) com hospitais, clínicas e laboratórios na capital e no interior de São Paulo.
Assim, o Grupo Santa Casa de Franca esclarece que não pode, e não tem a obrigação de sustentar tal déficit, pois é uma instituição prestadora de serviços de saúde, e como tal deve ser paga por tais serviços. Esperamos que essa situação seja resolvida prontamente, pois já a partir da próxima terça-feira, dia 12 de julho o corte nos atendimentos irá impactar pacientes com sérias necessidades, que dependem dos atendimentos do Hospital do Câncer e Hospital do Coração.
Henrique Novais/Assessor de Imprensa Grupo Santa Casa de Franca