Duas propostas com temas, marcas e conceitos diferentes. Dois grupos de alunos começando a construir um portfólio, ainda na universidade, sendo reconhecidos por seus trabalhos e participando de um dos maiores festivais de produção audiovisual para publicidade do país: o FestVídeo.
Dentro dos universos acadêmico e publicitário, Cosmic e Saturno desenvolveram trajetórias diferentes, mas com algo em comum: Missão cumprida!
Cosmic
“Na mitologia, o planeta Saturno representa Chronos, o deus do tempo. Suas energias são de expansão, crescimento e compreensão.”
É com a frase acima que a Cosmic começa a se apresentar em seu manual de identidade. Rumo ao desconhecido. Uma vida inteira pela frente para desvendar os mistérios do universo da publicidade e propaganda. Sua missão tem objetivos claros: expandir, crescer e compreender cada vez mais o universo publicitário. Os primeiros exploradores – professores e profissionais do mercado – apontam os possíveis caminhos e direções, mas cabe aos jovens tripulantes construir sua biografia e vencer os desafios que se apresentarem.
A primeira missão de exploração teve altos e baixos e desafios que pareciam instransponíveis. Luiza Tedesco, em entrevista para a redação do Agenda Sette, lembra da correria para encontrar um formato para a peça audiovisual que atingisse o resultado esperado. “A locução foi uma decisão de última hora, nós sabíamos os valores que queríamos que o vídeo transmitisse, mas não conseguíamos chegar em um formato que cumprisse com esse objetivo. Depois de várias discussões, a locução casou com a edição de vídeo e o resultado final superou nossas expectativas”.
Todos nós enfrentamos as dificuldades decorrentes do isolamento que se tornou necessário durante a pandemia de Covid-19. No ambiente acadêmico não foi diferente. Produzir peças publicitárias à distância, sem a possibilidade de captar imagens em estúdio, por exemplo, turbulências que a espaçonave Cosmic teve que contornar, dificultaram o processo mas não os impediu de finalizar a produção, conforme nos relatou a responsável de criação da agência, Lívia Bispo: “O vídeo na verdade foi um projeto da faculdade para a matéria de produção audiovisual. Passamos todo o semestre elaborando a ideia, criando o roteiro, storyboard e depois de quase dois anos de pandemia, tivemos a oportunidade de voltar presencialmente para a faculdade para fazermos a gravação da cena final”.
A proposta da agência experimental, sob a orientação do professor Ricardo Fadul, foi produzir um vídeo publicitário para o cliente Bauducco que traduzisse o que as pessoas estavam vivendo naquele momento, o início gradual do retorno aos encontros presenciais. A dificuldade técnica de produção foi contornada com imagens de banco e a equipe optou pela estratégia do Storytelling, redigindo um texto de locução que representasse as emoções do processo de retorno e envolvesse o público alvo. O resultado final ficou tão bom que o vídeo “Bauducco / Era uma vez um laço” foi premiado com o primeiro lugar na categoria Universitário do FestVídeo 2022.
Para os astronautas de primeira viagem, mesmo com a classificação para o shortlist do festival e a qualidade do produto, o prêmio foi uma surpresa. Carol Robin, redatora da Cosmic, reconhece a qualidade das peças das agências concorrentes, o que valoriza ainda mais esta conquista: “Depois que a gente ganhou o prêmio ainda não caiu a ficha… a gente viu projetos e campanhas maravilhosas de agências aqui do interior”.
Para o professor Ricardo Fadul, responsável pela disciplina de produção audiovisual do curso de publicidade e propaganda da Unifran (Universidade de Franca), na qual o projeto foi proposto, o prêmio simboliza o reconhecimento do esforço dos alunos em vencer cada etapa de produção, desde a maturação da ideia inicial, passando pela discussão dos objetivos da peça, até a produção do roteiro, do storyboard e o nascimento de um produto audiovisual que tem qualidade técnica e “…relevância e uma mensagem de transformação”.
Fonte: Portal AgendaSette