Câmeras de segurança de uma creche da Prefeitura de Franca registraram a queda de um menino de 1 ano e 4 meses de um escorregador. Ele fraturou a clavícula.
Nas imagens, é possível ver que a criança prende o pé na escada do brinquedo e cai no chão. No momento, uma professora e uma auxiliar estão próximas ao menino. A professora está de costas, com uma criança no colo.
A auxiliar está de frente para a criança, vê a queda e pega o menino no colo, colocando-o no chão na sequência.
Segundo a mãe do menino, Francislene Aparecida Castelo Pereira, o tombo aconteceu por volta das 14h30. Ela pegou o filho às 17h e afirma que não foi informada pela escola e a professora da criança negou que ele tivesse caído.
Em casa, ao perceber que havia algo errado com a criança, os pais levaram o menino ao Pronto Socorro Infantil e, posteriormente, ele foi encaminhado para a Santa Casa de Franca, onde a fratura na clavícula foi constatada. A criança recebeu alta e se recupera em casa.
Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso está sendo investigado pelo 2º Distrito Policial (DP).
De acordo com o delegado responsável, Djalma Donizete Batista, o primeiro passo da investigação será identificar quem seria a professora e, a partir daí, coletar os depoimentos.
O que diz a prefeitura
Em nota, a Secretaria de Educação informou que convocou os gestores da entidade que administra a creche, que é parceira do município, para apurar o caso e foi informada sobre a demissão da professora.
Comunicou também que está em contato com os pais da criança para verificar o interesse em manter a mesma na unidade ou se desejam a transferência da criança para outra creche.
O caso aconteceu na última terça-feira (21), por volta das 14h30, na creche ‘Casal Tomaz e Aparecida Novelino’, no Distrito Industrial.
Segundo o relato da mãe, ao buscar o filho perto das 17h, ela notou que a criança estaria amuada e questionou a professora se ele teria caído.
“Na hora que eu cheguei, a professora veio com ele no colo, e ele estava muito amuado, chorando, e ela falou que ele estaria assim desde a hora que acordou, que achava que era assadura. Mas na hora que eu peguei ele, eu percebi que ele puxava o bracinho e chorava. Aí eu perguntei ‘Ele caiu? Aconteceu alguma coisa?’ e ela falou ‘Não, não aconteceu nada’”, contou Francislene.
Ela então levou a criança para casa, mas, ao notar que o menino estaria com dor, foi para o Pronto Socorro Infantil. Lá, foram feitos dois raios-x e a médica o encaminhou para a Santa Casa.
No hospital, um terceiro raio-x foi feito e o médico constatou a fratura na clavícula. O braço da criança foi imobilizado e um retorno com o ortopedista está marcado para segunda-feira (27).
Depois da confirmação da fratura, os pais relataram que voltaram na creche para perguntar novamente o que tinha acontecido, quando a diretora disse que tinha procurado nas câmeras e visto o tombo. Ela afirmou que a professora da criança não notificou a direção. ASSISTA: