Hoje dia 21 de junho, aconteceu o segundo dia da 2° Semana da Diversidade de Franca na Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento, continuando com as programações da semana, aconteceu uma roda de debate com o tema ”Meu Corpo Político”. No final do dia, AVERA, cantora e compositora francana se apresentou sob voz e violão. O projeto é idealizado pelo Coletivo Close Certo e ONG Fênix com apoio do Governo do Estado de São Paulo.
O objetivo de promover esse debate, partiu da necessidade de políticas públicas efetivas voltadas para a comunidade LGBTQIAP+ do município, que ainda não encontra acolhimento boa serviços públicos da cidade e nem ao menos existe o Conselho Municipal de Diversidade e Gênero.
Continua após a imagem…
Há uma enorme necessidade de promover esse debate durante a Semana Da Diversidade e já se mostra um grande avanço, vale lembra que em 2021, foi feita a proposta da PL 92 para instituir a ”Semana da Diversidade” no calendário oficial da cidade e que por conta de articulações, que partiram inclusive de um grupo de pastores evangélicos da cidade e também contou com um voto contra do vereador Marcelo Tidy, que aparecia como co-autor, não foi aprovada.
Continua após a imagem…
Ainda algumas autoridades pensam a pauta LGBTQIAP+ como alegórico e comemorativa e esquecem que vivemos no país que mais mata pessoas da comunidade no mundo. Franca é uma cidade extremamente perigosa para pessoas LGBTQIAP+ e vale lembrar que a maior parte dos casos que alcançou as mídias nos últimos anos, nenhum deles foram solucionados, isso quando não acontece a sub-notificação e casos de ódio são registrados como simples lesões corporais.
Continua após a imagem…
Vale ressaltar que as pessoas LGBTQIAP+ estão expostas a específicos tipos de violência que se encontra com outras, por vulnerabilidade social, raça e gênero. Quando uma pessoa trans, preta, favelada, se sentir segura na rua, e acolhida por serviços públicos, toda sociedade também estará!
Durante a tarde, várias personalidades vinculadas a grupos de luta e militância fizeram seus discursos e deixaram seus posicionamentos. Danielly Guimarães da ONG Fênix falou sobre a história de luta da ONG, já Paula Gualberto, usou sua fala para refletir sobre as dificuldades encontradas pelos corpos da diversidade, já Leontter Reche comentou sobre desunião na própria comunidade, ele esclareceu que todos envolvidos no projeto atual, o Coletivo Close Certo e a ONG Fênix, tentaram unir a outros grupos ”isolados” na cidade e que em todas às vezes, não obtiveram resultados positivos e que o ideal seria que todes fossem unides de fato, más, na prática, é diferente.
Continua após a imagem…
Eliara Alvez, produtora cultural e representantes de movimentos conhecidos regionalmente como ”Shake Shake Shake”, como o ”Coletivo as Pretas de Franca” e ”Margem Cultural” também ocupou sua fala nesta tarde. Eliara comentou sobre a falta de apoio da imprensa francana em eventos sobre diversidade, disse que a maioria só aparece quando alguma transexual é espancada, ou alguma tragédia acontece. Eliara diz que não se vê falar em lugar algum da mídia local as atividades que está acontecendo nesse exato momento, discussões importantes que visam propagar o desenvolvimento social da comunidade francana, para serem mais inclusos nos eventos culturais. Ela também falou sobre a falta de políticas públicas em Franca voltadas a diversidade, sobre a falta de representatividade nos espaços políticos.
Continua após a imagem…
Para concluir a tarde, a cantora e compositora francana AVERA, realizou um ”Pocket Show” com voz e violão, cantando algumas músicas autorais. AVERA faz parte da nova leva de artistas independentes da cidade que buscam seu espaço na arte e suas músicas estão disponíveis no YouTube, Spotify.
Texto colaboração: Leontter Reche
Confira a agenda completa do evento:
20/06 – Abertura Solene da Semana da Diversidade
Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento
Atração: Arizona Baez
Convidados:
Dandara – Vereadora de Patrocínio Paulista
Guilherme Cortez
Gilson Pelizaro
ONG Fênix
Rose Morais
Autoridades Municipais
21/06 – Roda de Conversa “Todo Corpo é Político”
Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento
Atração: Avera
Convidados
Afronte
Acir Mattos (presidente da OAB Franca)
José Lourenço (promotor de Justiça aposentado)
Guilherme Cortez
Eliara Alves
Deny Eduardo (OAB Comissão)
22/06 – Palestras sobre saúde pública e campanha de teste rápido
Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento
Atração: Junior Ferreira
Convidados:
Integrante Girlup
Jorge Luis
CTA
Gabriela Silva
Waléria Souza de Mascarenhas (secretária da Saúde)
Gi Girl UP
23/06 – Empreendedorismo e Empregabilidade
Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento
Atração: Nathália Violinista RJ l
Convidados:
Acif
Girlup Quitéria
24/06 – “Corpos Invisíveis” e Cultura Drag
Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento
Atração: Oficinal Will, Cairo Still, Sorteio
Convidados:
Tânia Leão
Arizona Baez
Nalanda Power
25/06 – Festa das Poc
Em frente à Expoagro
Intervenções Artísticas: Nalanda Power, Tânia Leão do Bafão
Ato: Tamires Sampaio
Atração: Avera, Higor Mayk, Mateus Nocera, Will Mansano, Arizona Baez e Bixarte
Artistas Pinacoteca: Rafael Ilustra e Leandrah Kabrushik
Para sugestões de pautas de diversidade, envie um e-mail solicitando para cairostill@portalfnt.com.br