Mesmo sem fazer parte do calendário de eventos oficial do município, a segunda edição da Semana da Diversidade de Franca acontecerá entre 20 e 25 de junho. O projeto elaborado pelo Coletivo Close Certo em parceria com a ONG Fênix foi um dos 30 demais pelo estado a obter aval.
Acontece no mês de junho a ”comemoração” da luta e resistência da comunidade LGBTQIA+, pensando nisso, o Coletivo Close Certo em parceria com a ONG Fênix estão realizando a 2° edição da Semana da Diversidade de Franca. A primeira edição aconteceu em 2018 com organização da ONG Fênix, sem recursos do estado, de maneira privada, já esta edição foi um dos 30 projetos lançados, que receberam contemplação do governo estadual para sua realização. Leontter Reche e Leonora, que estão na logística, disseram a redação que a FEAC (Fundação, Esporte, arte e cultura de Franca) e a Prefeitura Municipal está sendo bastante solícitos, apesar de até o presente momento não terem fornecido para o evento cultural, equipamentos de uso e necessidade básica dos munícipes como, banheiros químicos e engradados, por exemplo.
Continua após a imagem…
O evento é dividido em 5 dias, e nestes, será realizado diversas ações que contribuem para o desenvolvimento social e cultural da cidade, por exemplo, na terça-feira, 21 de junho, será para realização de uma roda de conversa com autoridades para debate sobre o tema ”Todo corpo é político” que visa ampliar o entendimento das pessoas enquanto cidadãs e pertencentes da política desde o nascimento. Com a pandemia afetando desproporcionalmente grupos como negros, asiáticos e latinos, a movimentação pela segurança de corpos marginalizados é cada vez mais comum. Nas últimas décadas, movimentos sociais pautam a desigualdade com que seus corpos são tratados pelo Estado e pela sociedade. A natureza política do corpo nunca foi tão evidente.
Continua após a imagem…
Na quarta-feira, dia 22 de junho, outro assunto importante é levantado pelo evento, a saúde pública, haverá palestra com autoridades da saúde municipal e será oferecido teste rápido. Já na quinta-feira, 23 de junho será dia de tratar sobre ”Empreendedorismo, empregabilidade e segurança pública”. Na sexta-feira, 24 de junho traz a discussão e apresentação de conteúdos audiovisuais no ”Corpos invisíveis e Cultura Drag”. Durante os primeiros cinco dias do evento, tudo acontecerá na Casa da Cultura e do Artista Francano, no Centro da cidade. Para o encerramento da semana, um momento de descontração, diversão, mas sem deixar de abordar assuntos importantes desta luta, porém usando a arte, cultura, música, com a ”Festa das Poc” que acontecerá em frente ao Parque Fernando Costa de exposições abrindo espaço para diversos artistas locais.
Continua após a imagem…
Durante a semana, será apresentado alguns depoimentos em vídeo, de ativistas do movimento LGBTQIA+ da cidade, como, por exemplo, a popularmente conhecida ”Tânia Leão” sendo a primeira travesti ativista da cidade, Tânia enfrentou tempos difíceis em sua trajetória, já trabalhou como engraxate quando jovem, aqui na cidade e boa parte do tempo de sua vida dedicou a realizações de ”festinhas de seu aniversário” pela cidade, em razão de arrecadação de alimentos para caridade. Também haverá apresentação da história do Markos Terêncio, atual presidente da ONG Fênix que conta bastante sobre como foi seu caminho de resistência até então. O projeto audiovisual, documentário e realização da produção dos depoimentos, é orgulhosamente produzido pela Cairo Still Audiovisuais.
Continua após a imagem…
Há uma discussão de anos na política municipal a respeito da inclusão do evento no calendário oficial de eventos do município e, entre idas e vindas de projetos na Câmara Municipal, projetos que não conseguem aprovação, há todo um movimento de bastidores sendo movimentado para que projetos voltado a diversidade continuem sendo negados. A PL.92 de 2021, por exemplo, de autoria do vereador Marcelo Tidy e da vereadora Lindsay Cardoso, que visava anexar a data no calendário, foi negado inclusivo com voto negativo do próprio co-autor Marcelo Tidy, por pressão de bancada conservadora religiosa que prestou apoio em sua candidatura, inclusive isso gerou enorme repercussão e virou um furo aqui na coluna Cairo Still, você confere aqui: https://portalfnt.com.br/exclusivo-prints-e-audio-comprovam-articulacao-que-derrubou-pl-92-pauta-lgbtqia-em-franca-coluna-cairo-still/
Continua após a imagem…
Em 2022 foi novamente elaborado um novo projeto de lei de autoria desta vez, somente da vereadora Lindsay Cardoso (Cidadania) para criação do ”Dia do respeito a diversidade” e outra vez o projeto encontra resistência não só política como também de organizações e demais grupos que querem interferir no conteúdo pensado para a PL. Em apelo estive na tribuna em 2 ocasiões para pedir atenção aos vereadores sobre a análise dos projetos e também sobre a urgente necessidade de um conselho municipal da diversidade para Franca, somando os constantes fatos de agressões a esse público na cidade e falta de apoio, seja na saúde, educação ou a oportunidades de emprego, através do conselho tudo isso poderá ser discutido e colocado em prática.
Assista à fala na tribuna, em junho de 2022:
Você pode acompanhar todo o cronograma do evento através das redes sociais oficiais:
Evento público no Facebook:
https://www.facebook.com/events/1426444027821258
Instagram:
https://www.instagram.com/diversidadefranca/
Para sugestões de pauta sobre diversidade solicite enviando um e-mail para cairostill@portalfnt.com.br