Após 14 edições, o Franca Basquete finalmente é campeão do NBB. Na noite desta quinta-feira, 9, e o Pedrocão lotado com cerca de 4 mil torcedores, o tradicional time paulista desbancou o Flamengo, atual bicampeão, para ficar com a taça. E não foi um placar qualquer, com 80 a 65, os francanos dominaram o jogo 4 do início ao fim e fecharam a série final em 3 a 1 para conquistar o primeiro título do Novo Basquete Brasil.
Maior campeão brasileiro na era pré-NBB, com 11 títulos – o último em 1999, o Franca ainda não tinha vencido a competição que se transformou na principal do país. Bateu na trave duas vezes, em 2011, quando perdeu para o Brasília, e 2019, derrotado justamente pelo Flamengo, agora superado na temporada 2021/2022. A espera de 23 anos acabou.
O destaque da decisão foi o ala-pivô e capitão do Franca, Lucas Dias, com direito a duplo-duplo, que em inglês, na NBA, é o termo conhecido como double-double: 19 pontos e 14 rebotes. Ele foi eleito pela organização do NBB como MVP das finais. O ala argentino Santiago Scala e o jovem ala-pivô Márcio contribuíram com 14 pontos cada. Pelo Flamengo, o ala-pivô Rafael Mineiro fez 24 pontos e foi o cestinha da partida.
Com o fim do NBB, encerra-se também a temporada do basquete brasileiro, com o Franca no lugar mais alto do pódio no principal campeonato do país, mas também com os títulos internacionais do Flamengo, no Mundial da Fiba, e do São Paulo na Champions League Americas. Na Copa Super 8, o Minas foi o campeão. Na divisão de acesso, o São José-SP foi o campeão brasileiro da CBB e ganhou vaga na próxima temporada do NBB.