A rainha Elizabeth II chegou na manhã desta quinta-feira (2) para a abertura oficial do Jubileu de Platina. Milhares de pessoas estão reunidas nos arredores do Palácio de Buckingham para acompanhar a festividade, que celebra os 70 anos de reinado da monarca e terá, até domingo, mais de 200 mil eventos planejados, milhões de participantes e um bilhão de telespectadores.
Quase 1.500 militares da Guarda Real, com suas bandas musicais e cavalos, abriram os quatro dias de celebrações com o tradicional “Desfile do Estandarte”. Acompanhada por seu primo, o duque de Kent, coronel da Guarda Escocesa, a rainha saudou as tropas da sacada.
Cerca de 70 aviões da frota britânica, incluindo réplicas da Segunda Guerra Mundial, sobrevoaram os céus de Londres.
“Espero que os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi conquistado durante os últimos 70 anos, enquanto olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo”, afirmou a rainha, de 96 anos, em uma mensagem divulgada antes dos festejos.
Outros integrantes da família real também já chegaram para a celebração, incluindo as esposas de Charles e William, Camilla e Catherine, de 74 e 40 anos respectivamente. Acompanhadas dos filhos do casal William e Kate, elas desfilaram em carruagens pela famosa avenida The Mall até o Palácio de Buckingham.
A celebração, que acontece após vários escândalos na família real e o agravamento do estado de saúde da rainha, visa também tentar melhorar a imagem da monarquia entre os britânicos.
Organizado há 250 anos para celebrar o aniversário oficial do monarca britânico, o desfile militar tem sua origem nos antigos preparativos para a guerra, quando todas as bandeiras do exército eram exibidas para que os soldados as reconhecessem durante as batalhas.
Cancelado em 2020 e 2021 devido à pandemia, este ano o desfile coincide com o início do Jubileu de Platina.
Onipresentes, as bandeiras britânicas eram oferecidas por vendedores ambulantes e apareciam em sacolas, balões e peças de roupa da multidão.
Os 70 anos de reinado de Elizabeth foram celebrados em outras partes do mundo. O papa Francisco a parabenizou e desejou para ela, sua família e seu povo “unidade, prosperidade e paz”.
No fim da tarde, mais de 3.000 sinais luminosos serão acesos todo Reino Unido, incluindo o Palácio de Buckingham e o Castelo de Windsor, a 40 km de Londres, onde a rainha mora.
As celebrações prosseguirão até domingo com outro desfile, uma missa de ação de graças, corridas de cavalos, um show de música pop e dezenas de milhares de piqueniques e refeições ao ar livre.
Por g1