O pica pau é uma bela ave de penas coloridas com um topete longo no alto cabeça (alguns), que chama tanto a atenção quanto o som que faz ao bicar o tronco das árvores.
Aliás no Brasil existem mais de 200 espécies de pica-paus com as mais variadas cores, podendo ir do amarelo dourado, amarelo vivo, vermelho, azulado, esverdeado e até o monocromático branco e preto.
Entretanto, independentemente da espécie, todos os pica-paus possuem o mesmo comportamento de bicar o tronco das árvores, podendo executar até 100 bicadas por minuto na madeira.
Contudo, por que será que o pica pau faz isso? Na verdade, existem três razões principais: demarcar território e comunicação, alimentação (razão principal) e construção do ninho.
Infelizmente, a maior ameaça capaz de extinguir os pica-paus do Brasil é o ser humano e o crescimento das cidades em áreas de floresta.
De fato, os pica-paus são muito sensíveis ao desmatamento da mata Atlântica, pois o pica-pau não faz ninho em eucalipto, muito usado em áreas de reflorestamento e, devido ao crescimento urbano, os insetos e frutos dos quais se alimentam acabam destruídos, expulsando as aves da região para não morrerem de fome.
Além disso, quando fazem seus ninhos perto de fazendas, acabam morrendo envenenados por causa dos inseticidas usados na agricultura.
Desta forma os biólogos constataram que a presença de pica-paus em uma determinada região é um bom sinal. Pois, significa que o meio ambiente do local ainda está preservado o suficiente para eles e, portanto, para muitas outras espécies que dependem do pica-pau para sobreviverem (fonte : Mundo do curioso).