O Piaya cayana (também conhecido popularmente como alma-de-gato, alma-de-caboclo, alma-perdida, atibaçu, atingaú, atingaçu, atiuaçu, chincoã, crocoió, maria-caraíba, meia-pataca, oraca, pataca, pato-pataca, piá, picuá, rabilonga, rabo-de-escrivão, rabo-de-palha, tinguaçu, urraca, e tincoã, é uma ave encontrada em matas e cerrados de todos os países da América que se localizam entre o México e a Argentina, incluindo o Brasil.
Seu canto se assemelha a um gemido, especialmente o de um gato. Por isto, é conhecido como “alma-de-gato”, “alma-perdida” e “alma-de-caboclo”.
Tais aves medem cerca de sessenta centímetros de comprimento, possuem plumagem ferrugínea nas partes superiores, peito acinzentado, ventre escuro, cauda longa escura e com as pontas das retrizes claras, bico amarelo e íris vermelha.
Percorre rápida e silenciosamente, em voos de curta distância, os galhos da floresta à procura de insetos, pequenos vertebrados e frutas (fonte : Wikipédia).
Fotografá-lo ou filmá-lo demanda muita sorte ou habilidade, porque ele se desloca rapidamente entre os galhos das árvores, preferencialmente sempre escondido entre a ramagem e voa rapidamente ao perceber a presença humana nas proximidades.
Fui privilegiado em conseguir fazer este registro já que ele estava em hora de almoço.