O Franca Basquete voltou a derrotar o São Paulo na série melhor de cinco semifinal do NBB e fechou o confronto em 3 a 1. O time do interior paulista fez 81 a 78 no adversário da capital neste sábado (21), jogando no Ginásio Pedrocão, em Franca, e com isso garantiu vaga na grande final do campeonato. Vai pegar o Flamengo em nova série melhor de cinco que colocará frente a frente as duas melhores campanhas da fase de classificação.
O Franca entrou em quadra neste sábado em vantagem de 2 a 1 no confronto após derrotar o São Paulo no Morumbi na segunda-feira (16). A equipe já havia vencido o primeiro jogo da melhor de cinco em casa e perdido o segundo no Morumbi. O Franca fez melhor campanha da fase de classificação do NBB com 29 vitórias e apenas três derrotas e o Flamengo fez 26-6. Nos palyoffs do NBB, o Rubro-Negro, atual bicampeão, jogou seis e venceu todas. Já o Franca jogou sete e perdeu apenas uma.
O nome do jogo foi Lucas Mariano, que ouviu os gritos de MVP da torcida. O pivô de Franca marcou 26 pontos, cestinha do jogo, com direito a três do perímetro. Pegou sete rebotes, deu duas assistências e emplacou índice de 24 na eficiência. Lucas Dias ajudou com mais 15 pontos e seis rebotes e Georginho deu seis assistências. Bruno Caboclo foi o melhor do São Paulo com 23 pontos e quatro rebotes, índice de 21. Marquinhos pegou sete rebotes e marcou 19, mesma pontuação de Coelho.
Começo nervoso
O jogo começou muito nervoso, com pouco aproveitamento dos dois ataques e muitas paradas. O Franca encaixou antes as ações ofensivas e escapou no placar ao fazer 15 a 8 já na segunda metade dos primeiros dez minutos. O São Paulo também começou a colocar bolas e a distância ficou nesse patamar até o cronômetro zerar. A volta para o segundo período foi toda Tricolor, que impôs uma corrida de 7 a 0, com cinco pontos de Bruno Caboclo, e virou no 20 a 19.
Com as equipes mais assentadas, o jogo subiu de nível e o equilíbrio começou a prevalecer. O São Paulo chegou a abrir quatro no 25 a 21, mas o Franca virou no 26 a 25 com direito a uma bolaça de três de Lucas Mariano. O pivô francano era o melhor em quadra já naquele momento e, com a ajuda de uma bola de fora de Scala, recolocou a vantagem do time da casa em oito pontos no 35 a 27. Na reta final o São Paulo cortou três e o primeiro tempo terminou com os anfitriões vencendo por 37 a 32.
Franca na final
O retorno dos vestiários começou como o primeiro tempo, com muitos erros e o Franca se achando antes. Em um lance de quatro pontos, com falta técnica e bola de três convertidas, os donos da casa abriram nove, a maior folga do jogo até então. Eles aceleraram mais um pouco e levaram para 14 no 50 a 36.
Os visitantes, porém, reagiram imediatamente, aplicaram uma corrida de 11 a 0 e encostaram no 50 a 47 após Tyrone colocar do perímetro a primeira bola dele em todo o confronto. Dali até o final do período, o Franca se reencontrou e, aproveitando-se de muitos erros do São Paulo, voltou a colocar dez no 57 a 47.
O último quarto começou com o placar marcando 59 a 52 para os donos da casa. O confronto ficou tenso e voltou a ter muitos erros. O Franca, novamente, se achou antes e impôs nove no 65 a 56. O São Paulo cortou para 65 a 61, mas não teve forças para dar a volta no Franca em seu ginásio e o clube do interior paulista, que havia sido derrotado pelo da capital na final do estadual esse ano, deu o troco e vai pegar o Flamengo na decisão do NBB.
OTD
Foto: NBB