O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) usou as redes sociais nesta terça-feira (17), para anunciar que não pretende ser candidato à reeleição, em outubro próximo. Com isto, os vereadores Daniel Bassi e Kaká estão com o caminho livre para suceder Engler na disputa pela cadeira na Assembléia Legislativa, a partir de março de 2023. A fala do deputado foi repercurtida em primeira mão no “Programa do Dedão”, na rádio Fato no Ato.
“Eu sou deputado estadual, uma eleição que venci por oito vezes, são 32 anos como deputado estadual, além de seis anos como vereador da cidade de Franca. Então, todo mundo me perguntando se serei candidato à reeleição, minha família, amigos, imprensa (…) e estou aqui pra anunciar o resultado. Não vou ser candidato. Está na hora de passar o bastão. Trinta e dois anos como deputado e mais seis como vereador, 38 anos é uma vida”, disse Engler, para em seguida tecer agradecimento a todos que o ajudaram.
Finalizando, o deputado ressaltou que sua vida pública não acabou. “Nosso mandato vai até março de 2023. Portanto temos quase um ano ainda como deputado. Apenas estou informando que não serei candidato nas próximas eleições (…), aliás, quem nasceu para homem público nunca deixa de sê-lo, que é ajudar as pessoas e isto nós faremos até ao final de nossa vida”.
A decisão de Engler foi anunciada uma semana após a reunião do diretório do PSDB francano, que tratou deste assunto. Na ocasião, de acordo com o presidente do partido em Franca, Wagner Artiaga, Daniel Bassi e Kaká colocaram seus nomes à disposição, mas estariam dispostos a abrirem mão caso Engler resolvesse sair candidato mais uma vez. Agora, com o anúncio do deputado, os vereadores já podem começar os trabalhos para a candidatura à sucessão de Engler.
Daniel Bassi teria a preferência do partido, pelo desempenho como vereador em Franca, presidente do parlamento regional e influência com bases eleitorais da macro região. Ele seria o herdeiro natural à vaga de Engler, apesar do desejo de Kaká em também concorrer à vaga.
Na semana passada, em entrevista ao Portal FNT, o deputado Engler não contextualizou a informação, nem que deixaria de ser candidato nas próximas eleições, mas demonstrou estar feliz com sua importância e relevância no cenário regional e estadual. Engler foi um dos deputados mais atuantes para os municípios que compõem o Aglomerado Urbano de Franca.
Bassi está em seu primeiro mandato como vereador, e em menos de dois anos já movimentou um grande número de políticos dos municípios que compõem o Aglomerado Urbano e Parlamento Regional em torno da concretização do sonho da implantação do Hospital Estadual em Franca, que está em processo e poderá se tornar realidade já no próximo mês. Enquanto assessor de Engler, Daniel pode absorver conhecimento e experiência necessária para, se eleito, representar a região e o estado.
Roberto Engler iniciou na política em 1982 como vereador em Franca, em 1990 se elegeu Deputado Estadual em seu primeiro mandato, estando cumprindo seu oitavo mandato consecutivo.
Nesses 32 anos Franca esteve representada a nível estadual pelo Deputado Roberto Engler, que alternadamente esteve acompanhado pelo ex deputado Gilson de Souza, e nessa legislatura pela Delegada Graciela.
Confira o vídeo abaixo.