A conta de luz ficará mais cara em maio, de acordo com informação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A tarifa sofrerá acréscimo de R$ 4,169 a cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos e passa ao patamar vermelho 1.
A justificativa da Aneel é de que com o mês de maio dá início ao período seco e, com isso, os principais reservatórios têm nível de abastecimento reduzido. Esse cenário sinaliza patamar desfavorável de produção das hidrelétricas.
“Essa conjuntura sinaliza patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas e elevada necessidade de acionamento do parque termelétrico, pressionando os custos relacionados ao GSF (risco hidrológico) e o (PLD) preço da energia no mercado de curto de prazo”, afirmou a Aneel em comunicado.
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
Desde janeiro, vigorou a bandeira amarela, cuja cobrança é de R$ 1,343 a cada 100 kWh. Em nota, a agência explicou que o mês de abril marcou o fim do período de transição entre as estações de chuva e seca nas principais bacias hidrográficas do sistema elétrico. O nível dos reservatórios é o pior já registrado, desde 1931.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para sinalizar ao consumidor o custo da geração de energia elétrica no País. Na prática, as cores e modalidades – verde, amarela ou vermelha- indicam se haverá ou não cobrança extra nas contas de luz.
A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. O acionamento das bandeiras amarela e vermelha representa um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está ligado principalmente ao volume dos reservatórios e das chuvas.
FNT no Fato
- BeiGene proporciona atualização sobre o programa de desenvolvimento clínico do ociperlimabe (BGB-A1217)
- Barilla se classifica como primeira empresa de alimentos do mundo em reputação no Global RepTrak® 100 de 2025
- Franca vence Corinthians RS e conquista a 10ª vitória seguida no NBB
- Street Fighter 6 e Kunitsu-Gami: Path of the Goddess da Capcom chegando ao Nintendo Switch 2 em 5 de junho!
- Comissões analisam projetos sobre orçamento, comércio de garapa e proibição de fogos de artifício ruidosos
- ACIF oferece workshop de marketing para alavancar vendas no Dia das Mães e Namorados
- Presidente da Câmara e delegados de Franca visitam central do Smart Sampa
- Mentoria cresce e se torna essencial para empreendedores
- Dataside participa do Microsoft MVP Global Summit em Seatlle
- Motive e Telefónica promovem a iniciativa GSMA Open Gateway, demonstrando conjuntamente o potencial de receita por meio da verificação de número de telefone baseado em API