Quem me segue sabe bem o quanto sou apaixonado pelas ações, comitês e as participantes do grupo Mulheres Do Brasil núcleo Franca, em grande maioria, guardo com carinho uma amizade de respeito e acumulo também as histórias de cada uma delas, nessa luta em busca de sustentabilidade, paz, segurança, respeito entre as raças, gêneros e diversidades. Tive a honra de fazer parte da história do núcleo Franca, não como membro claro, más como porta-voz, usando oque tenho de visibilidade para multiplicar e compartilhar as ações do grupo por todo município.
Continua após a imagem…
Aconteceu na noite desta última terça-feira no ”Espaço Olhos D’água” em Franca o grande encontro de retorno das atividades presenciais do núcleo de Franca do ”Mulheres Do Brasil”. Chamado de ”Bloco Do Afeto” estiveram mais de 200 mulheres voluntárias de diversos comitês do grupo para participar dessa comemoração e realizar várias dinâmicas em grupo voltadas ao trabalho em grupo, companheirismo, tudo que foi sempre muito prezado pelo projeto central, idealizado por Luiza Helena Trajano, da rede Magazine Luiza e também a primeira mulher do ”Mulheres Do Brasil” levando essa ideia para todo o país e até mesmo em outros países, multiplicando a rede de mulheres voluntárias em causas sociais de extremo impacto para a sociedade.
Continua após a imagem…
Nesta reunião, acompanhei as dinâmicas apresentadas de perto e a mais divertida foi o desfile de samba em grupo. Foram separados grupos de mulheres, por cores, em que elas deveriam se unir e juntas, criar uma coreografia especial, um grito de guerra e um bom samba no pé. Foi dado o tempo de 20 minutos para todo processo e assim foi dada a largada, os grupos deveriam começar do início do salão, parar em frente ao camarote da imprensa, da qual estava eu presente, para podermos analisar melhor as performances individuais e em grupo. Qual grupo foi o ganhador? Todos! Todas as mulheres campeãs!
Continua após a imagem…
Quando julguei que já não era possível tornar essa noite mais agradável e surpreendente, é apresentado uma mensagem por vídeo, especial, de ninguém menos que Luiza Helena Trajano, grande idealizadora do ”Mulheres Do Brasil” que enviou com exclusividade uma mensagem para este encontro. Luiza salienta a importância do núcleo Franca para o restante dos núcleos espalhados por todo Brasil e outros países, destacando que estes todos seguem sempre os passos do primeiro núcleo do ”Mulheres Do Brasil” que foi inicialmente implantado na cidade há 6 anos. As atividades, reuniões, dinâmicas, tudo é assistido pelos demais comitês e replicados por todos os cantos do nosso país e fora dela também.
Continua após a imagem…
São mais de 10 comitês do Mulheres Do Brasil, onde cada um busca multiplicar as ações sociais, voluntárias em prol as causas mais necessárias atualmente para o planeta e consequentemente para a população que nele habita. Há comitê na luta pela sustentabilidade ecológica, que realiza ações em toda cidade de plantio de mudas e principalmente realiza o pós cuidado desses plantios. Participei inclusive de algumas ações desse comitê como o reflorestamento da APP do Jardim Noêmia, foram plantadas por voluntários mais de 4 mil mudas nativas. Um incêndio em 2020, devastou boa parte desse trabalho árduo, devido ao clima seco e ações humanas que insistem em colocar fogo em zonas naturais, oque é crime. Como solução o comitê como todo núcleo de Franca, se juntaram com apoiadores, conseguiram caminhões pipas para apagar os focos de incêndio sendo feita mais uma ação para tentar recuperar a área afetada.
Continua após a imagem…
Ação do comitê ”Verdejar” em Franca, reflorestamento da APP do Jardim Noêmia em 2019 onde foram plantadas mais de 4 mil mudas nativas.Com Leliana Veronez, voluntária do comitê ”Verdejar” do Mulheres Do Brasil. Leliana é ativa nas ações do grupo e está sempre em atividade pela cidade em busca de torná-la mais verde.
Antes da pandemia de COVID-19 o grupo mantinha atividades recorrentes por todo município, Brasil e fora também. Recordo que participei também de outra ação importante do núcleo, sendo a luta contra a violência as mulheres e meninas, onde acontece uma caminhada com trio elétrico e um mar de pessoas atrás em grito de guerra por quilômetros, levando a mensagem de força, pedindo o fim da violência doméstica, psicológica e as demais formas. Participei de 2 anos dessa caminhada, no último ano o comitê conseguiu realizar de forma presencial, porém seguindo todas as regras de contenção e segurança e mesmo assim, foi um sucesso não só em Franca como em todo país e fora também.
Continua após a imagem…
No último ano o comitê conseguiu realizar de forma presencial, porém seguindo todas as regras de contenção e segurança.No último ano o comitê conseguiu realizar de forma presencial, porém seguindo todas as regras de contenção e segurança.No último ano o comitê conseguiu realizar de forma presencial, porém seguindo todas as regras de contenção e segurança.No último ano o comitê conseguiu realizar de forma presencial, porém seguindo todas as regras de contenção e segurança.No último ano o comitê conseguiu realizar de forma presencial, porém seguindo todas as regras de contenção e segurança.No último ano o comitê conseguiu realizar de forma presencial, porém seguindo todas as regras de contenção e segurança.No último ano o comitê conseguiu realizar de forma presencial, porém seguindo todas as regras de contenção e segurança e mesmo assim, foi um sucesso não só em Franca como em todo país e fora também.Com Zezé Rao, mulher ativa nas ações do núcleo de Franca do Mulheres Do Brasil.Com Zezé Rao e Najara Rodrigues durante o Programa Representa Franca em suas participações durante a primeira temporada na Rádio Cidade.Com Zezé Rao e Najara Rodrigues durante o Programa Representa Franca em suas participações durante a primeira temporada na Rádio Cidade.Com Zezé Rao e Najara Rodrigues durante o Programa Representa Franca em suas participações durante a primeira temporada na Rádio Cidade.
Pra falar sobre resíduos sólidos recebi também o antigo comitê ”Franca Mais Limpa” hoje chamado de ”Sustentabilidade” para abordar a luta para que a sociedade entenda que a preservação do nosso ambiente, do nosso ar puro, da nossa alimentação, depende diretamente das ações desenvolvidas hoje. O comitê busca em suas ações por toda cidade, pensar maneiras de mudar a forma com que a maioria das pessoas tem em descartar seus resídios de maneira correta, somando que boa parte desses resíduos poderiam se reverter em matéria de re-uso nos solos, plantações em hortas como também na reciclagem de materiais que já não se podem mais serem descartáveis sem causar impacto ou dano ao ambiente.
Continua após a imagem…
O comitê ”Sustentabilidade” aborda a luta para que a sociedade entenda que a preservação do nosso ambiente, do nosso ar puro, da nossa alimentação, depende diretamente das ações desenvolvidas hoje.O comitê ”Sustentabilidade” aborda a luta para que a sociedade entenda que a preservação do nosso ambiente, do nosso ar puro, da nossa alimentação, depende diretamente das ações desenvolvidas hoje.O comitê ”Sustentabilidade” aborda a luta para que a sociedade entenda que a preservação do nosso ambiente, do nosso ar puro, da nossa alimentação, depende diretamente das ações desenvolvidas hoje.Com Sandra que desenvolve ação social em vários projetos na cidade de Franca, sempre ativa nas ações do grupo Mulheres Do Brasil.Com a professora e membro do Mulheres Do Brasil, a querida Mariana Coelho, sempre dentro dos movimentos do núcleo Franca também.Aconteceu na noite desta última terça-feira no ”Espaço Olhos D’água” em Franca o grande encontro de retorno das atividades presenciais do núcleo de Franca do ”Mulheres Do Brasil”. Aconteceu na noite desta última terça-feira no ”Espaço Olhos D’água” em Franca o grande encontro de retorno das atividades presenciais do núcleo de Franca do ”Mulheres Do Brasil”. Aconteceu na noite desta última terça-feira no ”Espaço Olhos D’água” em Franca o grande encontro de retorno das atividades presenciais do núcleo de Franca do ”Mulheres Do Brasil”. Aconteceu na noite desta última terça-feira o grande encontro de retorno das atividades do ”Mulheres Do Brasil”.Aconteceu na noite desta última terça-feira o grande encontro de retorno das atividades do ”Mulheres Do Brasil”.Aconteceu na noite desta última terça-feira o grande encontro de retorno das atividades do ”Mulheres Do Brasil”.Aconteceu na noite desta última terça-feira o grande encontro de retorno das atividades do ”Mulheres Do Brasil”.Aconteceu na noite desta última terça-feira o grande encontro de retorno das atividades do ”Mulheres Do Brasil”.Aconteceu na noite desta última terça-feira o grande encontro de retorno das atividades do ”Mulheres Do Brasil”.Aconteceu na noite desta última terça-feira o grande encontro de retorno das atividades do ”Mulheres Do Brasil”. Aconteceu na noite desta última terça-feira o grande encontro de retorno das atividades do ”Mulheres Do Brasil”.Aconteceu na noite desta última terça-feira o grande encontro de retorno das atividades do ”Mulheres Do Brasil”.Aconteceu na noite desta última terça-feira no ”Espaço Olhos D’água” em Franca o grande encontro de retorno das atividades presenciais do núcleo de Franca do ”Mulheres Do Brasil”. Aconteceu na noite desta última terça-feira no ”Espaço Olhos D’água” em Franca o grande encontro de retorno das atividades presenciais do núcleo de Franca do ”Mulheres Do Brasil”.
Continua após a propaganda do anunciante daColuna Cairo Still: