Eduardo Henrique Cintra, conhecido como Edu Cinttra, possui 26 anos, um francano e jovem artista da diversidade. Acompanho há um tempo seus conteúdos em suas redes sociais, muita das vezes, vídeos cantando a pura voz, e repito nesta matéria, são muitos os artistas nessa cidade, talentos incríveis que na maioria das vezes encontram maior apoio e oportunidades fora de Franca. Realizei uma entrevista com ele com exclusividade para a Coluna Cairo Still.
Continua após a imagem…
Edu Cinttra me contou que desde pequeno, por volta de seus 5, 6 anos, já era muito fã de grandes artistas como Michael Jackson, Whitney Houston, escutava também bastante MPB nas rádios com sua mãe. Com 7 anos, Edu ganhou de presente de aniversário de sua mãe, seu primeiro CD físico, da banda Rouge, uma girl band de 5 jovens mulheres que estavam no auge na época, que também era uma inspiração para ele. Na TV, Edu sempre assistiu a programas de calouro, jovens talentos, seu sonho era participar, más era algo fora de sua realidade na época.
Continua após a imagem…
Na vida convencional, Edu sempre esteve presente em ações de arte como peças de teatro de escola, grupos de dança, corais na igreja, a arte sempre fazendo seu chamado. Edu nos contou também que já tentou ser ginasta, também jogou vôlei, basquete, más, confessa que nada se comparou ao sonho de poder viver de sua arte na música.
Continua após a imagem…
Na adolescência, como todo jovem, Edu também seguia os passos de sua diva maior, Beyoncé, que lhe ensinou muito sobre técnica vocal e também em focar sobre como ser um profissional competente. Aos 16 anos Edu iniciou sua vida profissional, afinal todos sabemos que até chegar a possibilidade de viver da arte, a maioria precisa ter um plano B, às vezes até um plano C na vida e foi assim que ele começou em uma rede de supermercados na cidade, foi empacotador, trabalhou no hortifrúti, repositor de mercadorias, balconista, padeiro, salgadeiro, chapeiro e em tudo que fazia se dedicava com o seu melhor. Claro que adormecido em meio a tanta luta, estava o seu sonho.
Continua após a imagem…
No ano de 2017 a história mudou um pouco devido a complicações graves de saúde, problemas no pulmão e no sistema respiratória que fizeram quase Edu perder sua vida. Foi aí nesse momento que ele resgata a força necessária para voltar a correr atrás do sonho. Com garra, iniciou em aulas profissionais de canto, começou também a gravar covers de sucessos em sua voz e interpretação, estreou seu primeiro EP de cover, ainda amador e com produção independente.
Continua após a imagem…
Enquanto artista da diversidade, Edu nos contou que sente a necessidade de levar aos seus trabalhos na arte, um pouco de representatividade, não só com conteúdo para a comunidade LGBTQIA+ más, música para todes. Edu Cinttra é prova que na diversidade todes nos encontramos e na arte podemos lutar pela tolerância e respeito para com a diversidade, seja ela qual for.
Continua após a imagem…
Em 2022, a poucos dias da redação concluir essa matéria, Edu foi eleito uma das 3 melhores vozes jovens da cidade de Franca pelo ”Concurso A Mais Bela Voz Adulto” edição 2022, um concurso idealizado pelo maestro da Orquestra Sinfônica de Franca, o querido Nazir Bittar com parceria da Prefeitura de Franca, FEAC e ACIF. Pode então levar seu troféu para casa e assim ter mais um capítulo escrito na sua história artística. Todos temos nosso livro de nossa caminhada e a cada dia conquistamos um pouquinho mais desse sonho, só realizamos se estamos de fato correndo atrás, e Edu está sim, na corrida pela realização. Alguma dúvida de que esse talento chegará em seus objetivos? Eu não tenho!
Continua após a imagem…
Assista a um dos covers disponíveis em suas redes sociais:
Encontre Edu nas redes sociais:
Para sugestões de pauta de cultura e diversidade envie um e-mail para cairostill@portalfnt.com.br