A inauguração do Hospital Regional Três Colinas, em Franca, foi marcada por cerimônias, discursos e ampla divulgação por parte do Governo do Estado de São Paulo. A unidade recebeu investimentos superiores a R$ 186 milhões e foi projetada para atender pacientes de 22 municípios da região, com cerca de 220 leitos de internação e unidades de terapia intensiva. (Agência SP)
Entretanto, enquanto o novo hospital foi apresentado como solução para os problemas da saúde regional, a realidade enfrentada por pacientes e familiares continua preocupante. A Santa Casa de Franca permanece com alta demanda por leitos, enquanto pacientes aguardam internação nas UPAs e unidades de pronto atendimento por vários dias.
Há relatos de pessoas esperando por vagas hospitalares há mais de dez dias, permanecendo em macas ou cadeiras nas unidades de urgência. Paralelamente, funcionários contratados para atuar no Hospital Três Colinas ainda aguardam o início efetivo das atividades.
A unidade estadual foi planejada justamente para ampliar a oferta de atendimentos de média e alta complexidade na região de Franca. (Franca Legislativa) No entanto, a população cobra explicações sobre o funcionamento integral do hospital e questiona por que os leitos ainda não estão plenamente disponíveis enquanto pacientes continuam aguardando internações.
A situação gera críticas de familiares, profissionais de saúde e moradores, que apontam um contraste entre a inauguração oficial da unidade e as dificuldades enfrentadas diariamente pela população que depende do SUS.



