Contra a cervejeira
Previ, Funcef e Economus (fundo de pensão da antiga Nossa Caixa), voltarão à carga contra a Ambev. O trio estuda entrar na CVM com uma nova ação contra a cervejeira de Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcelo Telles. As três fundações que detinham bônus de subscrição emitidas pela antiga Brahma em 1996, alegam ter direito a convertê-los em ações da própria Ambev. Somente a Previ e a Funcef calculam seu prejuízo em R$ 4 bilhões. O colegiado da CVM já se posicionou favoravelmente à fabricante de bebidas por duas vezes, a última em 2004. Os fundos de pensão agora acham que desta vez têm munição de maior calibre contra a Ambev.
Porco degolado
A deputada Joice Hasselmann tem andado com seguranças por todos os lugares aonde vai em Brasília. Nesses dias, estava arrumando os cabelos num luxuoso salão acompanhada de dois guarda-costas. Dizia que vive “ameaçada de morte” e que já mandaram até um porco degolado para sua casa. É uma versão tupiniquim da cabeça de um cavalo em sua cama, no estilo máfia.
Padrinho
Emissários do senador Flávio Bolsonaro têm feito um corpo a corpo junto a desembargadores do TJ-RJ. O objetivo seria angariar votos para o advogado Vitor Marcelo Aranha Rodrigues, candidato ao cargo de desembargador pelo quinto constitucional da OAB. A votação, marcada para hoje, será secreta.
Inspiração
Lula vai se reunir nesses dias com dirigentes da CUT, Força Sindical, UGT e CTB. No encontro, os líderes sindicais vão entregar ao ex-presidente proposta para a revisão da reforma trabalhista. Lula já sinalizou que, se eleito, pretende criar uma mesa de negociações, reunindo representantes dos sindicatos e do setor empresarial para discutir ajustes na legislação, proposta inspirada no modelo adotado pelo governo da Espanha.
Poluição
A poluição do ar é responsável por 7 milhões de mortes prematuras, segundo a Organização Mundial da Saúde. Alguns estudos estimam um número ainda maior. No Brasil, calcula-se que quase 51 mil mortes por ano sejam causadas pela má qualidade do ar. Além dos pulmões, partículas em suspensão podem afetar o sistema cardiovascular, reprodutor, neurológico, endócrino, entre outros, conforme estudos da entidade de saúde.