Na última oficina virtual do projeto “O contrabaixo na MPB”, o renomado contrabaixista e professor de música Eduardo Machado fala sobre “A riqueza e a diversidade da Música Nordestina”, que tem estilos como o baião, xote, frevo, maracatu, quadrilha, ijexá e a ciranda. O encontro é nesta sexta-feira (08/04), às 19 horas, em seu canal do YouTube (www.youtube.com/EduardoMachadoBass).
O projeto tem como objetivo valorizar a música brasileira e seus protagonistas, resgatar a história do contrabaixo e os ritmos populares e apresentar ao público os grandes mestres deste instrumento. Nesta oficina, Eduardo Machado vai mostrar a combinação dos instrumentos tradicionais nordestinos (rabeca, viola, tambor, berimbau, pandeiro e zabumba) aos sons da guitarra, do baixo e da bateria.
“Vou falar também sobre os instrumentos característicos de cada estilo musical do Nordeste, por exemplo, no baião temos a formação clássica da zabumba, triângulo e acordeão, os tambores usados nos maracatus chamados de alfaias, entre outros, sempre evidenciando grandes nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Djavan. A música nordestina é muito rica e encantadora, com temáticas que cantam a alma do povo da região”, diz Eduardo Machado.
Com apoio do Bolsa Cultura da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) da Prefeitura Municipal de Franca, o projeto “O contrabaixo na MPB” contempla quatro oficinas gratuitas e será encerrado no dia 29 de abril com um show solo de música instrumental. As oficinas “História do contrabaixo brasileiro”, “Técnicas do instrumento na música brasileira” (participação especial de Sizão Machado) e “Sambas e suas vertentes” estão disponíveis no link (https://www.youtube.com/playlist?list=PLNTLFrSmqW2D-T1risULUFRc2c_E962bf).
SERVIÇO
Projeto ‘O contrabaixo na MPB’ – Eduardo Machado
Canal: www.youtube.com/EduardoMachadoBass
Datas: sempre às sextas-feiras, no mesmo horário, às 19 horas
08/04 – Oficina 4 – “A riqueza e a diversidade da Música Nordestina”
29/04 – Show solo de música instrumental – Eduardo Machado
Fernanda Martins/Benu Comunicação