Foram definidas as chaves da Copa do Mundo de 2022 no sorteio realizado nesta sexta-feira, 1º de abril, no Centro de Exposições e Convenções de Doha. A seleção brasileira caiu no Grupo G e reencontrará Suíça e Sérvia, adversárias na Copa de 2018, e Camarões. O Grupo E é o único formado por dois campeões mundiais, Espanha e Alemanha, além de Japão e o vencedor do duelo de repescagem entre Costa Rica e Nova Zelândia.
Atual campeã, a França caiu no Grupo D, ao lado de Dinamarca, Tunísia e o vencedor da repescagem entre Austrália ou Emirados Árabes x Peru. A abertura será entre o país-sede, Catar, diante do Equador, em 21 de novembro, no estádio Al Bayt.
O Brasil estreará em 24 de novembro diante da Sérvia. Depois pega a Suiça, dia 28, e Camarões, dia 2 de dezembro. Nas oitavas de final, a seleção brasileira pode cruzar com Portugal ou Uruguai, cabeças-de-chave do Grupo H.
Em razão da guerra na Ucrânia e de atrasos nas Eliminatórias causados pela pandemia de Covid-19, apenas 29 das 32 seleções estão definidas. No pote 4 estavam três adversários indefinidos: o vencedor da última repescagem europeia (Escócia, Ucrânia ou País de Gales), o ganhador da repescagem mundial entre América do Sul x Ásia (Peru, Austrália ou Emirados Árabes) e o vencedor da repescagem mundial entre Concacaf x Oceania (Costa Rica ou Nova Zelândia).
Confira como ficaram os grupos:
GRUPO A
Catar
Equador
Senegal
Holanda
GRUPO B
Inglaterra
Irã
Estados Unidos
Escócia, País de Gales ou Ucrânia
GRUPO C
Argentina
Arábia Saudita
México
Polônia
GRUPO D
França
Austrália, Emirados Árabes ou Peru
Dinamarca
Tunísia
GRUPO E
Espanha
Costa Rica ou Nova Zelândia
Alemanha
Japão
GRUPO F
Bélgica
Canadá
Marrocos
Croácia
GRUPO G
Brasil
Sérvia
Suíça
Camarões
GRUPO H
Portugal
Gana