Franca se destacou nacionalmente na última semana por ter sido detectado entre os vacinados, pessoas com idade diferente do que a Regra determina, e foram catalogados pelos intolerantes, como fura filas.
O PNI Plano Nacional de Imunização, foi elaborado pelo Ministério da Saúde e Governo Federal, assim que se aprovou o uso emergencial das vacinas. Foi então criado um cronograma, inicialmente por faixa etária e comorbidades, e posteriormente incluído categorias profissionais.
O que críticos e jornalistas fizeram nesse caso específico, foi uma investigação direcionada à faixa etária, qual seja, a primeira REGRA, e de imediato publicaram.
Fato é que, entre regras e exceções, a publicação de um caso olhando apenas por um lado, transforma indícios em verdades por ignorância, e gera a intolerância pela desinformação.
No caso específico restou comprovado que a aplicação de vacinas em idades divergentes com a faixa etária, não se tratavam de FURA FILAS, e sim pessoas de categorias profissionais como funcionários de estabelecimentos de saúde e outros.