Os vereadores se reuniram nesta terça-feira, dia 29 de março, para discussão e votações de projetos na 9ª Sessão Ordinária.
Foi aprovado o Projeto de Resolução nº 6/2022de autoria do vereador Marcelo Tidy (REP) que cria, a Frente Parlamentar de Interesse Público para estudos e debates relacionados ao apoio e acompanhamento acerca do futebol varzeano e do futebol de chácara, conhecido como “chacrobol”, no nosso Município.
A proposta busca o melhor acompanhamento e incentivo as competições realizadas nos bairros com apoio da Fundação de Esporte Arte e Cultura (FEAC).
A Frente Parlamentar será composta pelo vereador Marcelo Tidy (União Brasil) como presidente, Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) como vice-presidente, Donizete da Farmácia (MDB) como relator e os suplentes Zezinho Cabeleireiro (PP), Ronaldo Carvalho (CID) e Kaká (PSDB).
Habitação Social
O Projeto de Lei Ordinária nº 147/2021, de autoria dos vereadores Donizete da Farmácia (MDB), Zezinho Cabeleireiro (PP),Daniel Bassi (PSDB) e Marcelo Tidy (DEM)foi adiado por quatro sessões.
A proposta modifica a Lei nº 5.022/2008, que dispõe sobre o Plano de Habitação Social de Franca e estabelece a Política Habitacional do Município, com objetivo de assegurar às famílias de baixa renda (até 3 salários mínimos) assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social para sua própria moradia.
O vereador Donizete da Farmácia (MDB) pediu adiamento e justificou ‘nós vamos nos reunir com o secretário Nicola para fazer algumas modificações para apresentar e votar com mais tranquilidade’
Os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei Ordinária nº 13 de 2022 de autoria do vereador Della Motta (PODE) que denomina Cabo Iarbas Rodrigues da Silva Junior a Rua 10 do Parque dos Coqueiros de Franca e o Projeto de Lei Ordinária nº 20 de 2022 do vereador Claudinei da Rocha (MDB) que denomina Célio Marangoni Martins a rua 28 do Jardim Nossa Senhora das Graças.
Moções de Aplausos
Duas homenagens foram aprovadas pelos vereadores sendo a Moção de Congratulações ou Louvor ou Aplausos nº 19 de 2022 do vereador Daniel Bassi (PSDB) ao Grupo Escuta Ativa de Franca em comemoração ao primeiro ano de sua existência, realizando um trabalho de excelência na cidade de Franca e região no combate à violência doméstica.
O vereador Daniel Bassi (PSDB) agradeceu a aprovação e destacou ‘A Escuta Ativa me mandou um relatório de tudo o que foi feito nesses últimos anos, os números aumentaram infelizmente, mas felizmente a procura está sendo maior’. O parlamentar enfatizou ‘a ideia é dar publicidade e valorizar esse trabalho que eles vêm fazendo’.
E ainda aprovada a Moção de Congratulações ou Louvor ou Aplausos nº 20 de 2022 de autoria do vereador Della Motta (PODE) à Instituição Maçônica Grande Oriente de São Paulo pela comemoração dos 100 anos da fundação.
Moções de Repúdio
Por fim, com 10 votos favoráveis os parlamentares aprovaram a Moção de Repúdio nº 2 de 2022 de autoria da vereadora Lurdinha Granzotte (PSL) e Ronaldo Carvalho (CID) ao filme “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola”.
Ainda de autoria dos parlamentares, foi aprovada com 11 votos favoráveis a Moção de Repúdio nº 3 de 2022 à festa de carnaval que será realizada na cidade de Aracati, na Semana Santa, com o nome de “Paixão Aracati”
A vereadora Lurdinha Granzotte (União Brasil)defendeu a proposta ‘é repudiável toda e qualquer atitude que ridicularize o que é crível para mim e para todos aqueles que dividem comigo o mesmo pensamento’.
A parlamentar ainda acrescentou ‘hoje me sensibilizo com os cristãos que tiveram sua fé menosprezada por esses atos em repúdio’.
Lurdinha relembrou outras Moções de Repúdio aprovadas pela Casa que não geraram questionamento e polêmica. ‘Não é uma simples festa, é uma festa em que eles desrespeitam a nossa fé cristã, a festa religiosa do povo cristão católico. Isso é intolerância religiosa’
A vereadora rebateu as críticas feitas por alguns órgãos de imprensa ‘quem nos salvou foi Jesus Cristo, e eu não vou calar a minha boca. Eu não tenho vergonha, podem me xingar, podem me esculachar, eu não estou preocupada com a opinião de quem não me conhece. Respeito a todos, e a única coisa que exijo, respeitem o salvador’
O vereador Ronaldo Carvalho (CID) autor das propostas também usou a Tribuna para defender as Moções de Repúdio e disse ‘as pessoas vivem numa superficialidade tão grande e não conseguem aprofundar (…) 64% da população do nosso Brasil são católicos, 87% cristãos, quando você faz alguma coisa que ofende 64% da nossa sociedade como isso não tem relevância? Como isso não é um assunto que interessa? ’
O parlamentar ainda acrescentou ‘o intuito dessa moção não é a festa, o carnaval faz parte da nossa cultura, faz parte da nossa vida. Não é contra a festa, é contra aquilo se fez pensado em denegrir a fé de 64% da população brasileira’. E enfatizou ‘o sentido dessa Moção é o desrespeito de pessoas que viram a sua crença ironizada’.
Ronaldo também comentou sobre a Moção de Repúdio nº 2 de 2022 ao filme “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola”. O parlamentar disse ‘vocês não saber a dor e uma ferida gerada na alma de uma criança quando é abusada sexualmente por um adulto’.
E concluiu ‘é um voto para o respeito às pessoas e para defender as crianças’.
O vice-presidente da Câmara, o vereador Pastor Palamoni (PSD) também em sua fala defendeu a prerrogativa da atuação parlamentar nas proposituras apresentadas no Legislativo. E criticou ‘é uma questão de respeito à fé do próximo, não importa a quantos quilômetros estão e a que distância está da gente’
O parlamentar enfatizou ‘é uma defesa que temos o direito, ou nós somos obrigados a enfrentar todas as afrontas que são lançadas contra o povo cristão?’
O vereador Kaká (PSDB)parabenizou os colegas Ronaldo Carvalho (CID) e Lurdinha Granzotte (União Brasil) e disse ‘a palavra chave chama vazio existencial, quando o vazio é muito profundo aí causa polêmica, sendo que nós temos que respeitar todas as manifestações que nos chegam até aqui’
O vereador Ilton Ferreira (PL)disse ‘eu toco carnaval desde quando tinha 13 anos de idade, tocava as marchinhas de carnaval e já foi até maestro de banda de carnaval. Eu amo o carnaval, é a coisa mais linda do mundo, agora quem transforma no bacanal e numa questão de drogas, é o ser humano. E acho que tudo que é negativo tem que ser extirpado’