Talento revelado nas escolinhas de iniciação esportiva, mantidas pela Prefeitura e instituições parceiras, o judoca Ryaan Carrijo, 21, participou no final de semana da seletiva do Campeonato Brasileiro da Região V Sub 18 e 21, em São Bernardo do Campo, obtendo importante colocação. Após 5 disputas com vitórias, sendo a última delas contra o representante de Atibaia, se qualificou para a final brasileira da Região Sul, a ser realizada em Curitiba, sagrando-se campeão em sua categoria de 73kg. A competição, em que participou, foi promovida pela Federação Paulista de Judô (FPJ), cujo objetivo era escolher os atletas que defenderão o Estado de São Paulo, nas etapas seguintes.
O evento reuniu atletas de equipes de alto rendimento, ou seja, apenas os campeões de cada categoria, estavam inscritos para tentar um lugar no Campeonato Brasileiro Região V, com exceção da categoria sub21 -73kg. O Campeonato Brasileiro Região V reunirá os seguintes Estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, somando pontos para o ranking nacional de judô e será em Curitiba.
Ainda representando Franca, participaram Kamily Vitória Reis Viana – Vice-Campeã –78kg (também do Projeto Futuro) e Maria Victoria Souza Silva – 4º Colocada – +78kg.
Nesta segunda-feira, a professora Luzia Oliveira, Bolsa Treinadora da FEAC, recebeu a confirmação de que Kamily Vitória estava também convocada para o Brasileiro Regional Região V, em substituição a Beatriz Furtado de Freitas, que foi convocada para o Pan Americano. Assim, Franca estará com dois representantes nessa competição.
Outra conquista
A equipe de treinamento da Associação Kiai-Kan de Judô de Franca, das categorias sub15, sub18 e adulto da classe aspirante estiveram em São Bernardo do Campo, disputando a Copa São Paulo Aspirante de Judô, no inicio do mês. Os atletas Kauã Carrijo de Souza Quintanilha e Plínio Cintra Campos conquistaram o primeiro lugar no sub15 e terceiro lugar no sub18, respectivamente, na competição.
Segundo os técnicos Luzia Oliveira e Carlos Zacarias a sensação de estar num campeonato de porte tão grande e ter atletas que disputaram bronzes, e atletas classificados pós-pandemia, mostra que o trabalho executado com a equipe tem e irá gerar frutos grandiosos para cidade. A equipe tem o apoio da FEAC (Fundação Esporte Arte Cultura), por meio do Bolsa Atleta.