Aposentadoria
Além da movimentação para retomar seus direitos políticos e disputar eleições neste ano, Eduardo Cunha quer recuperar sua aposentadoria como ex-deputado estadual do Rio. O benefício foi cassado pelo TJ-RJ sob acusação de enriquecimento ilícito. Não é exatamente pelos R$ 20 mil, média do benefício pago aos ex-parlamentares. Considera uma eventual vitória como um fato forte em sua campanha para voltar à Câmara.
Sem saidões
Numa lista de prioridades do governo federal para este ano, está a aprovação do projeto que acaba de uma vez por todas com os saidões de presos, que usam a benesse para fugir e nunca mais voltar, cometer novos crimes e tripudiar das vítimas que estão condenadas a reviver nessas datas as agressões sofridas. A ideia é impedir que matadores dos pais saiam para comemorar o Dia dos Pais ou das Mães, como no caso da criminosa Suzane von Richthofen.
Na primeira
A possibilidade do PSD apoiar Lula já no primeiro turno ganha adeptos no partido. O grupo que defende a ideia cita a possibilidade de ajudar o petista a se consolidar como um candidato de centro e, com isso, liquidar a fatura na primeira rodada. Lula, de acordo com o Datafolha, tem 48% dos votos ou quase metade do eleitorado que precisa para vencer a eleição já na primeira volta.
Nem-nem
Dos 11.675 milhões de jovens entre 15 e 29 anos que não estudam nem trabalham no Brasil, os chamados nem-nem, quase metade (48% ou 5,6 milhões em números absolutos) estão nas regiões do Norte e do Nordeste. A participação é bem maior que os 38% que essas regiões representam no continente total dos jovens nessa faixa etária no país, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad).
Crime organizado
A Polícia Federal está identificando a intensificação da presença da máfia russa, mais conhecida como Bratva, na fronteira entre Brasil e Bolívia, notadamente na região de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A facção teria firmado uma espécie de joint venture do crime organizado com o PCC. Os dois grupos estão em guerra aberta contra o Comando Vermelho pela disputa do tráfico de drogas e do contrabando na área. As facções criminosas tem se concentrado em Pando, Beni e Santa Cruz de la Sierra.