Tive um encontro com a escritora Karina Gera, que está em Franca divulgando sua nova obra ”Patrícia Na TV” um livro dedicado a trajetória da grande e eterna estrela francana, dona Sônia, nossa Patrícia. Nesta matéria temos uma resenha do que esperar dessa obra, simples, porem imensamente tocante para aquelas pessoas que sabem quais são as dores de correr atrás dos sonhos em meio a ”pedras”, pedras estás que existiram ontem, ainda existem hoje e continuarão existindo amanhã. Empatia! Também trago para o fim da matéria uma entrevista em áudio com a escritora que conta mais sobre a obra.
Continua após a imagem…
A obra se trata de uma literatura infantojuvenil, porém cabe aos olhos de todas as idades, por pequenos poemas, versos, rimas, a escritora transfere emoções aos leitores por conta das histórias que são também semelhantes as mesmas histórias e situações que eu, você, todos que irá ler, também passamos em nossas vidas. Patrícia sofreu com o machismo em uma época que não existia redes sociais para discutir esses temas, ela sofreu com intolerância por suas escolhas, sua profissão, em um tempo em que só homens trabalhavam com essas áreas. Pioneira e acessível, Patrícia deu voz ao povo, e era para este povo que Patrícia entregava o microfone. Com isso, tornou-se popular e era ela que estava para todos os cantos da cidade, buscando acontecimentos e fazendo pontes da notícia com a comunidade.
Continua após a imagem…
Em uma época que cada vez mais as mulheres buscavam seu espaço no mundo, tínhamos aqui em Franca, Patrícia sendo pioneira, levando as telas da TV Record em seu programa, reportagens e entrevistas com nomes como Hebe Camargo, Nair Belo, Lolita Rodrigues. Sempre a frente de seu tempo e talvez sem saber ou sem querer querendo, acabou dando visibilidade e representatividade as causas que hoje são discutidas porque um dia existiram pessoas como ela que começaram a se movimentar.
Continua após a imagem…
Patrícia também foi uma mulher engajada nas ações sociais voltadas a comunidade de sua cidade, sempre presentes em jantares, bailes beneficentes, pensando no próximo e usando a visibilidade que conquistou para levar o bem por onde passou. Patrícia foi uma das fundadoras da APAE cede Franca em 24 de janeiro de 1970 inclusive.
Continua após a imagem…
Como recebi em primeira mão, semanas antes do lançamento oficial, logo li o livro e gostaria de compartilhar com vocês que me emocionei bastante, terminei com lagrimas nos olhos, pois, em diversas situações me vi em muitos momentos em que ela passou. Nos dias de hoje também me deparo com preconceito, somando que levo a diversidade comigo de mãos dadas em uma sociedade que luta para não compreender a evolução, muitas vezes uma comunidade intolerante com oque difere, sem espaço para novas ideias ou formas de se expressar. Foi por me enxergar em muitos desses momentos, me emocionei e acredito que, muitos outros comunicadores também se sentirão assim. Muito obrigado, Karina por nos dar esse livro maravilhoso!
Deixo-vos a entrevista com a escritora, em áudio, com muitas informações que não coloquei nesta matéria, escute no player:
Agradecimento especial a Karina Gera. As imagens agregadas a está matéria foram retiradas do grupo Apaixonados por Franca, através do curador Dijalvo Braga Filho, família Pizzo e imagens da internet.
Fotos originais da entrevista e encontro, fotografo Demetrio da produtora Cairo Still Audiovisuais.
Envie-nos uma sugestão de pauta sobre arte e cultura para o e-mail cairostill@portalfnt.com.br