Ao oficializar a troca de secretários na Secretaria Municipal de Saúde, durante entrevista coletiva em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira, 7 de fevereiro, o prefeito Alexandre Ferreira, disse que não haverá mudanças no trabalho que está sendo desenvolvido numa das mais importantes pastas de sua administração.
Ferreira confirmou a saída de Lucas Souza, anunciando a enfermeira Waléria Souza de Mascarenhas para a Secretaria de Saúde de Franca.
“Política de governo, você não muda. Você muda as peças, mas a política continua a mesma, porque a gente tem planejamento e vamos cumprir esse planejamento”, disse.
Segundo o prefeito, ele já vinha estudando a troca de secretários há algum tempo. “Há algum tempo que nós vínhamos conversando. Aqui o governo não tem sobressaltos, não tem sustos. Nós trabalhamos de maneira transparente, tranquila. Lucas tem falado: ‘Está difícil, vamos preparar alguém para colocar no meu lugar’. E a gente fez isso, uma transição tranquila para que a gente possa continuar com nosso trabalho, sem ter uma interrupção daquilo que a gente vem fazendo.”
Funcionário de carreira da Prefeitura na área de saúde há 16 anos, Lucas Souza afirmou que deixa o cargo por questões familiares. “É uma decisão difícil de ser tomada. Foi um ano muito intenso, desafiador. As atribuições são inerentes ao cargo, mas chega um momento que a dinâmica familiar estava sendo comprometida e eu já vinha conversando com Alexandre sobre isso. Sigo disposto a ajudar a administração. Tenho um respeito enorme pelo prefeito(…) Ele faz parte da minha trajetória de vida”, disse Lucas.
Por outro lado, Waléria, que ocupava o cargo de Diretora de Departamentos na própria Secretaria de Saúde, reforçou que pretende dar continuidade ao trabalho que Lucas vinha desenvolvendo. “Pretendo dar continuidade no trabalho que já vinha sendo feito pelo Lucas, principalmente na questão da covid, que é o que está hoje aí, e começar a olhar – a gente já estava fazendo dentro da Secretaria – para as outras áreas também”, disse a nova secretária de Saúde.