Na sessão desta terça-feira, 13, na Câmara Municipal de Franca, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária nº 49/2025, de autoria de Walker Bombeiro da Libras (PL), que propõe a criação do Dia Municipal do Flashback, a ser celebrado anualmente no dia 7 de julho.
Segundo o autor, “o Flashback representa não apenas um estilo musical, mas um elo afetivo entre diferentes gerações, resgatando valores, histórias e expressões culturais das décadas de 1960 a 1990. É um fenômeno social que integra música, dança, moda e convivência, promovendo o encontro de culturas e memórias”.
O objetivo da data comemorativa é valorizar a música dessas décadas, reconhecer sua influência no desenvolvimento cultural e social de Franca, e fomentar ações que promovam a preservação e divulgação desse patrimônio imaterial.
Walker explicou que a iniciativa está alinhada ao Plano Nacional de Cultura, instituído pela Lei nº 12.343/2010, que “incentiva a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. Ele representa uma expressão cultural que resgata a memória coletiva, fortalece a diversidade cultural e promove o pertencimento comunitário”. O parlamentar ainda destacou o impacto econômico e emocional da proposta, ao afirmar que o flashback é uma “terapia musical” e que os bailes geram emprego e renda para o município.