A Polícia Civil investiga um homicídio ocorrido na tarde da última quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho, em São Carlos (SP). Cícero Xavier de Souza, de 64 anos, pedreiro, é suspeito de matar o cunhado Lucas José Machado, de 32 anos, durante uma confraternização familiar em sua casa, no bairro Santa Maria II, na região leste da cidade.
Segundo a polícia, Cícero havia reunido parentes e amigos para um churrasco com costelinha de porco e porco no rolete na residência localizada na Rua Irmão Pedro Escobar, nº 1512. O evento transcorria normalmente até a chegada de Lucas, pintor de paredes, que chegou ao local de moto por volta das 16h50.
Imagens de uma câmera de segurança obtidas pela Polícia Civil mostram Lucas entrando na casa com o capacete na mão. Em seguida, Cícero o acompanha. Testemunhas relataram que houve uma discussão entre os dois dentro da residência, seguida de uma briga violenta.
De acordo com as investigações, Lucas teria desferido vários golpes com o capacete no rosto e na cabeça do cunhado, que caiu desacordado. Mesmo ferido, Cícero conseguiu pegar uma faca e atingiu Lucas com um único golpe no tórax. A faca entrou entre as costelas da vítima e ficou cravada, com apenas o cabo visível.
Lucas ainda saiu cambaleando até a esquina da casa, onde caiu. Ele foi socorrido pelo SAMU e levado para a Santa Casa de São Carlos, mas morreu antes de chegar à UTI.
Cícero também foi socorrido e segue internado sob escolta policial. O delegado Velho Aquino, responsável pelo caso, recolheu as imagens de segurança e encaminhou o inquérito para o 1º Distrito Policial, que conduzirá as investigações. Cícero ainda não foi ouvido formalmente, mas já é considerado indiciado e também vítima do homicídio.
A Polícia Civil não descarta a possibilidade de homicídio privilegiado, ou seja, praticado em legítima defesa.