A Câmara Municipal de Franca deverá instaurar, na sessão da próxima terça-feira, 8, através de votação plenária, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
A FPA, proposta pelo presidente da Câmara, vereador Daniel Bassi, visa fortalecer o setor agropecuário no município e buscar mais condições para o setor, especialmente na questão da segurança.
Produtores, exportadores e corretores do agro estão reportando insegurança no campo. Um dos motivos é a alta de produtos como o café, que entraram no alvo de marginais. Para quem atua no agro, é preciso tomar medidas para prevenir furtos e assaltos na zona rural.
“O agro é reconhecido por sua importância na geração de riquezas e empregos em Franca e toda a região. Conhecemos trabalhos que têm sido feitos em outros locais, como em Minas, e constatamos que a Câmara precisa ser protagonista nesse tema”, disse Daniel Bassi.
O presidente afirmou que tem conversado também com representantes da segurança pública, especialmente delegados de polícia da Seccional de Franca, e abordado a questão.
“Há boa vontade de todos os lados. Vamos agrupar e organizar as discussões e ações”, completou Bassi.
Uma dessas reuniões foi realizada na quinta-feira última e contou com a presença dos delegados de polícia de Franca, Daniel Radaelli e Rafael Leão, junto ao presidente do sistema Faesp/Senar, Tirso Meirelles.
Segundo Bassi, outros assuntos de interesse do agro também serão abordados. Veja os principais objetivos da Frente Parlamentar:
- Promover debates e eventos: a FPA poderá organizar simpósios, seminários e outras ações para discutir políticas de desenvolvimento da agropecuária e compartilhar resultados;
- Articular políticas públicas: a Frente Parlamentar trabalhará com indicações e proposta ao Poder Executivo e outras esferas de governo para implementar políticas que incentivem e fomentem o setor;
- Intercâmbio e capacitação: a FPA promoverá parcerias com instituições semelhantes e parlamentos de outros municípios para aperfeiçoar políticas agropecuárias e estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa para capacitação e inovação no setor.
Composição e Funcionamento
A Frente Parlamentar será composta por vereadores interessados nas discussões de interessa do agro, com presidente, vice-presidente e relator.
Poderá contar com também a participação de representantes do setor agropecuário, associações, cooperativas, sindicatos e demais interessados.
“As reuniões ocorrerão preferencialmente na Câmara Municipal de Franca. Vamos colocar a estrutura e o trabalho do Legislativo a serviço do agro”, explicou Daniel Bassi.
Importância do Setor Agropecuário
A agropecuária desempenha papel fundamental na economia local, gerando emprego e renda, além de promover inclusão social e fortalecer a economia.
A criação da FPA visa fomentar políticas públicas que incentivem o setor, visando à sustentabilidade e ao desenvolvimento econômico e geração de empregos, tópicos diretamente ligados ao agro.