A Prefeitura de Praia Grande iniciou as obras de remodelação do calçadão da orla, no trecho do Bairro Tupi.
O destaque do projeto no qual o arquiteto e urbanista francano Marco Paulo Ferreira participou ativamente, e que transformará o local na mais nova atração turística da Cidade, é a instalação de uma fonte interativa com duas baterias, com cerca de 56 m² cada uma. No total, o trecho remodelado terá 370 metros de extensão, localizado entre as Ruas Napoleão Laureano e Tapajós.
O investimento será de R$ 6 milhões e o prazo de execução da obra é de 12 meses.
O projeto de remodelação do calçadão da orla e instalação de uma fonte interativa no bairro Tupi foi elaborado pela Subsecretaria de Projetos Especiais da Seurb.
Um dos desenvolvedores do projeto, o arquiteto e Urbanista Marco Paulo Ferreira, ressaltou que conceitualmente o projeto se insere na representação de “homenagem” à água, situando-se próxima ao que será o “Museu da Água”, que se estende até a “Praça da Água”, com uma Fonte Interativa Seca, com jatos d’água e um plano de piso e paisagismo que remetem ao movimento das ondas. “O novo padrão visual do local será um grande diferencial. Entre as novidades está a substituição do mosaico português pela Pedra São Thomé. O mesmo acontecerá com todas as calçadas do trecho (lado predial). O paisagismo do novo calçadão também merece destaque: a distribuição dos jardins e equipamentos urbanos, como bancos e lixeiras, seguirão o formato de ondas”. Concluiu Marco Paulo.
Para o titular da Secretaria de Urbanismo (Seurb), Luis Fernando Félix de Paula, os trabalhos têm por objetivo a requalificação e inserção de equipamentos públicos para a população e também a criação de mais uma atração turística para a Cidade. “Todos se beneficiam. Além da valorização visual que proporcionará ao bairro, o local também atrairá muitos visitantes. O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda. Praia Grande é uma Cidade turística e a Prefeitura realiza e apoia eventos e ações voltadas a fomentar o turismo”.
Pelo projeto, o calçadão será alargado para receber os novos equipamentos, passando dos atuais 17 metros para 36 metros de largura. O trecho da Avenida Castelo Branco e Ciclovia (que vai da altura da Rua Dr. Napoleão Laureano até a Rua Tapajós) terá um desvio, ocupando trecho de área pública existente no local.
Fonte Interativa – O local contará com uma fonte interativa para estimulação sensorial, com jatos d’água de reuso e focos de luz, que criarão efeitos e movimentos de acordo com uma sequência estabelecida de evolução sincronizada.
O local onde estará a fonte receberá pedras antiderrapantes de granito apicoado, basalto e em um dos planos de piso continuará com o mosaico português, como parte da memória do local.